terça-feira, 16 de outubro de 2012

II Seminário de Geografia: Dinâmica das Paisagens






O “II Seminário de Geografia: Dinâmicas das Paisagens” pretende ser um momento de ampliação da interlocução acerca das dinâmicas ambientais no Brasil e entre pesquisadores de diversas instituições nacionais. Particularmente, ensejamos que este evento seja caracterizado como um espaço de reflexão e discussão sobre os processos das transformações das paisagens. 

Este é um tema em que a Geografia possui uma contribuição específica a dar e no qual é necessário investir. Este segundo Seminário visa discutir a dinâmica da natureza sob distintos graus de interação com a sociedade a partir da decodificação das interações sistêmicas e contraditórias relacionadas à produção do espaço geográfico.

Dessa maneira, o seminário visa contribuir ao entendimento da dinâmica de funcionamento dos geossistemas sob distintas formas de relação sociedade/natureza, trazendo suporte para o desenvolvimento de metodologias para investigação sócio-ambiental.

Em relação ao histórico do evento, o mesmo iniciou como parte das atividades do grupo de pesquisa intitulado Grupo de Estudo em Dinâmica das Paisagens, que frutificaram no I Seminário de Geografia e Clima, realizado em maio de 2001 no Departamento de Geografia da UFV. E após um ano de amadurecimento do trabalho coletivo dos membro do grupo modificamos o nome do evento, a fim de abarcar uma maior amplitude no cenário da pesquisa geográfica brasileira.

Palestrantes do I Seminário Geografia e Clima. Profa Ana Valéria (UERJ-FFP) e  a Profa. Carla Salgado (UFF-RJ).


Platéia no I Seminário Geografia e Clima realizado na UFV.

Equipe de voluntários e palestrantes do I Seminário Geografia e Clima - Maio de 2011


Promoção: Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Departamento de Geografia – FFP
Apoio: Faperj
Realização: UERJ-FFP
Local do Evento: Campus da UERJ-FFP em São Gonçalo-RJ

Maiores informações acesse o site do evento: 

http://www.dinamicasdaspaisagens2012.com.br/index.html