segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cuvas fortes no sul do Brasil.

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul há três dias provocaram deslizamentos e enchentes e já atingem mais de 2,3 mil pessoas, entre 1.570 desabrigados e quase 800 desalojados, segundo informações do governo do estado. Agentes da Defesa Civil do RS estão auxiliando os municípios atingidos. O órgão informa que pelo menos dezenove municípios foram atingidos entre Porto Alegre e a região metropolitana e cidades do interior. As equipes estão monitorando os rios para acompanhar o aumento do nível da água. Os rios que mais preocupam são Caí, Taquari e Paranhana. Pontes e estradas foram interditadas. O governo informa ainda que uma pessoa está desaparecida e uma ficou ferida em São Francisco de Paula. Não há registro de vítimas fatais.

Neste domingo (25/8/2013) as águas dos rios subiram em várias comunidades do Rio Grande do Sul, na porção Central do Estado, sobretudo o Caí, Taquari, Forqueta e Paranhana. O Paranhana saiu do leito ainda na madrugada no vale, mas após baixou. A situação foi e é ainda mais crítica nos vales cortados pelo Caí e Taquari, rios que não param de subir. Famílias foram retiradas de suas casas em várias cidades como Estrela, Arroio do Meio, Encantado, São Sebastião do Caí, Montenegro, Colinas, Venâncio Aires, etc. Passa de 2,3 mil o número de desalojados pela chuva. O município de Colinas ficou isolado pela subida das águas. Houve inúmeras queda de barreiras e deslizamentos de terra em estradas da Serra Gaúcha.


Barragem do Salto em São Francisco-RGS
Ainda segundo o INPE, nesta terça-feira (27/08) a temperatura máxima cairá significativamente em SP, sul de MG e Triângulo Mineiro e no sul de GO. As temperaturas mínimas estarão baixas em grande parte da Região Sul, MS, oeste, centro e sul de SP e no sul e sudoeste de MT. Haverá geada fraca a moderada em áreas da região da Campanha, Vale do Uruguai, Missões, Planalto, centro e áreas de serra do RS, centro, meio-oeste e oeste de SC, sudoeste do PR, e em algumas cidades do sul e sudoeste do MS. Permanece a chance de ocorrência de neve na serra Gaúcha e Catarinense.

Na quarta-feira (28/08) haverá geada ampla sobre grande parte do RS e de SC (exceto o litoral de ambos os Estados) e no sul e sudoeste do PR. Neste dia as temperaturas mínimas estarão baixas sobre grande parte da Região Sul, em SP, MS, Triângulo Mineiro, sul de GO e no sul e sudoeste de MT.

Em relação as imagens de satélite, no dia 26/8/2013, a seguir, mostram o contraste de temperatura no Brasil. E uma terceira, mostra a distribuição da pluviosidade acumulada entre os dias 24 e 25 de agosto, na região sul do Brasil.




sábado, 10 de agosto de 2013

Imagens do Evento Biogeografia(s) na UFV.

No dia 1 de agosto, o bioclima buscou inovar mais uma vez, agora organizando um evento de biogeografia(s), no campus da UFV, não apenas a fim de discutir, mas de criar um fórum permanente de discussão e também abordas as questões de métodos e de tangência entre as áreas do saber que utilizam a biogeografia. O saldo foi positivo, e com certeza termos o II biogeografia no ano que vem, novamente. Nos próximos posts iremos colocar os resumos das palestras e relatar o que foi  abordado no evento. Agora fique com as fotos do evento.
Att. Bioclima