terça-feira, 2 de junho de 2015

Lançamento do Livro: A construção da climatologia geográfica no Brasil. na UNICAMP

No dia 2 de junho, na UNICAMP, ocorreu a segunda sessão de lançamento do livro: A construção da climatologia geográfica no Brasil. E assim como  no auditório da USP, a platéia estava repleta de graduando do curso de Geografia da UNICAMP. O lançamento ocorreu no auditório do DGA, na praça das Bandeiras, no campus. Desta vez, na mesa, além dos  autores Carlos Augusto, Francisco Mendonça e João Lima, estava na coordenação da mesa, o professor Fabrício Gallo (AGB-Campinas) e o comentarista era o professor Archimedes (UNICAMP).
Curtam as fotos, vocês gostaram.

Att.
Bioclima

























segunda-feira, 1 de junho de 2015

Um lançamento, uma homenagem...Viva a Climatologia!!!!

Neste final de tarde do primeiro dia  de junho, no auditório da Geografia da USP, ocorreu a primeira sessão de lançamento do livro organizado por Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, João Lima Santana Netto, João Affonso Zavatini e o Professor Francisco Mendonça, intitulado A construção da climatologia geográfica no Brasil. 

A sessão de lançamento foi organizada pelos Programas de Pós-graduação em Geografia Física e Humana, o Laboratório de Climatologia e Biogeografia, o Laboratório Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental.

Na mesa estavam presentes, conforme pode ser visualizado na imagem a seguir, a professora Maria Mônica Arroyo (USP), o professor José Bueno Conti (USP), o professor Edson Soares Fialho (presidente da Abclima-UFV), professor Emerson Galvani (USP), professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (USP) e João Lima Santana Neto (Unesp-Presidente Prudente). Com a abertura dos trabalhos iniciais, ainda faltavam os Professore Francisco Mendonça (UFPR), que chegou atrasado em função do atraso do vôo, mas infelizmente, registramos a ausência do professor João Zavatini.

O desenrolar da atividade foi cercada de grande alegria e muitos momentos de emoção, principalmente nas falas do Professor Carlos Augusto, que provocou momentos de descontração da platéia, mas de agradecimento, com pode ser visto nos olhos do professor João Lima, quando dos comentários de sua graduação, quando foi aluno do professor Carlos Augusto.  Mas, no final, nào menos importante, a fala da professora Maria Adélia foi tocante, forte e emocionante, chegando a tirar lágrimas do professor Carlos Augusto, que muito emocionado apenas agradeceu a professora com um abraço fraterno.

Bem falamos por demais, curta agora as fotos a seguir obtidas na sessão de lançamento na USP. amanhã estaremos na Unicamp para um segundo lançamento. Até aqui a pouco. 


Mesa da sessão de lançamento da obra A construção da climatologia geográfica no Brasil.

Professor Emerson Galvani, Professor Carlos Augusto e o Professor João Lima

Fala do Professor Emerson Galvani - (USP) sobre a obra
Teoria e Clima urbano defendida em 1975 e publicada em 1976

Professor José Bueno Conti - comentando a obra lançada sobre o trabalho do
 Professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro

Professora Maria Mônica Aroyo (USP), Professor José Bueno Conti (USP) e o
Professor Edson Soares Fialho(ABCLIMA/UFV) 

Professor João Lima-Unesp-Presidente Prudente

Professor João Lima falando sobre o livro ao lado do Professor Carlos Augusto

Professor Francisco Mendonça-UFPR um dos autores da obra.

Professor Carlos Augusto em sua fala ao lado do Professor João Lima

Professor Emerson Galvani - USP - Coordenador da mesa de homenagem

Sessão de autógrafos no auditório da Geografia da USP - 01 de junho de 2015

Professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro e a Professora Maria Adélia de Souza

Professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro e a Professora Maria Adélia de Souza