quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

El País: O papel da monocultura da soja e do desmatamento nas inundações na América do Sul

O fenômeno do El niño trouxe mais chuvas que o habitual ao sul da América do Sul, mas por si só não explica as enchentes que deixaram mais de 160.000 desabrigados no Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai. A mudança climática torna mais extremo o fenômeno que causou o transbordamento nos rios Paraguai, Paraná e Uruguai, entre outros, mas há mais razões por trás.

Diversos especialistas atribuem a gravidade das inundações ao desmatamento ocorrido nos últimos anos no Paraguai, sul do Brasil e norte da Argentina para o cultivo de soja transgênica. O ouro verde geneticamente modificado oferecia alta rentabilidade durante os anos de bonança das matérias-primas , entre 2002 e 2014, além de suportar as elevadas temperaturas da região, antes coberta de matas nativas. “O aumento das precipitações e a significativa perda de cobertura florestal na Argentina, Brasil e Paraguai, que figuram entre os 10 países com maior desmatamento no mundo, não permitiu a absorção natural da água”, alertou o Greenpeace em um documento.

O coordenador da campanha de florestas dessa organização ambientalista na Argentina, Hernán Giardini, explica: “Além de concentrar uma biodiversidade considerável, as matas e selvas desempenham um papel fundamental na regulação climática, na preservação das nascentes e cursos d’água e na conservação dos solos. São nossa esponja natural e nosso guarda-chuva protetor. Quando perdemos matas nos tornamos mais vulneráveis às chuvas intensas e corremos sérios riscos de inundações”. Só restam 7% da superfície original de matas da Mata Paranaense ou Missionária, atravessada pelos rios o Uruguai, Paraná e Iguazú, segundo o Greenpeace. “No Paraguai e no Brasil foi praticamente destruída, a maior parte remanescente se encontra na Argentina”, acrescenta a organização ambientalista.

Efeitos do El Niño

“O El Niño é um fenômeno cíclico, faz parte da natureza, mas seus efeitos podem ser agravados pelo desmatamento”, opina Benjamín Grassi, professor de meteorologia da Universidade Nacional de Assunção. “O desmatamento retira a proteção do solo. O tipo de precipitação que temos é torrencial, e muita água em pouco tempo afeta muito um solo nu, porque permite que a água escorra facilmente e danifique estradas, cultivos”, acrescenta Grassi.



Na Argentina, as inundações atingem a região limítrofe com o Paraguai, Brasil e Uruguai, mas também a província central de Córdoba, onde se reiteram as recriminações à soja. “A problemática não está necessariamente vinculada à precipitação pluvial, mas à ascensão dos lençóis freáticos”, afirma o ministro de Água e Ambiente de Córdoba, Fabián López. “Como consequência de diversas políticas agropecuárias, os cultivos de inverno deixaram de ser desenvolvidos, semeou-se menos milho, trigo e alfafa, e mais soja. Isso gerou um desequilíbrio hídrico, nos últimos anos o lençol freático subiu significativamente e está a poucos centímetros do solo”, descreveu o ministro López. Nesses países que produzem metade da soja de todo o mundo, a oleaginosa não trouxe só bonança.


Descrição da imagem de satélite: 30/12/2015 15h29min 

As imagens de satélite mostram nuvens de chuva desde o oeste do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Uruguai, associadas a áreas de baixa pressão e uma frente fria em formação. Esses sistemas e o forte calor favorecem a ocorrência de pancadas de chuva em Santa Catarina, especialmente no oeste e sul do Estado, com rajadas de vento mais intensas. Nas últimas horas, rajadas de vento de 50 km/h no Oeste e Meio-Oeste de SC, e temperatura entre 32 e 34 ºC no Litoral, chegando em 36 ºC em Joinville e Luiz Alves

domingo, 27 de dezembro de 2015

Chuvas no sudeste - 27/12/2015


A semana do Natal foi marcada pelo sol forte e pancadas de chuva pontuais sobre o Estado de São Paulo. Mas essa situação deve mudar bastante na última semana do ano de 2015. Até então o predomínio sobre o Estado era da chuva convectiva pontual, devido o calor e a umidade presente no ar. Não há a presença de grandes sistemas como frentes frias ou baixas pressões atmosféricas para organizar tais instabilidades.

Tudo isso devido ao posicionamento de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa paulista que promete já trazer grandes volumes acumulados de chuva para o Vale do Ribeira já no início da semana.





No dia, 27/12/2015, o tempo na cidade do Rio de Janeiro, amanheceu com sol,
 pouca nuvens e sem vento, porém, por volta das 16 horas, foram registradas
chuvas com raios na cidade do Rio.
As nuvens pesadas voltaram a se formar sobre o Rio de Janeiro e agora
estão provocando chuva moderada a forte com raios na cidade do Rio e
região metropolitana. A chuva está vindo da região do Vale do Paraíba
 em direção à Baixada Santista, e está atingindo com mais intensidade
 as regiões de Nova Iguaçu e Belford Roxo.






quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

XVIII Encontro Nacional de Geógrafos – ENG 2016

XVIII Encontro Nacional de Geógrafos
24 a 30 de Julho de 2016 – São Luís/MA
A construção do Brasil: Geografia, ação política e democracia


PRIMEIRA CIRCULAR

LOCAL, DATA E TEMA DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS
O XVIII ENG será realizado em São Luís – MA, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), de 24 a 30 de Julho de 2016, e terá como tema “A construção do Brasil: geografia, ação política e democracia”.

A construção do Brasil é um tema de extrema relevância para a compreensão da disputa pelo exercício do poder que se dá de forma profundamente desigual entre os mais diversos grupos sociais. Ao mesmo tempo esse processo condiciona as ações sociais presentes e a efetivação de projetos emancipatórios. Tal construção marca o país com profundas disparidades sociais e regionais e, até o presente momento histórico, não permite a realização de uma democracia plena, tampouco possibilita afirmar uma realidade concreta que garanta a reprodução social dos sujeitos. Em decorrência disso, a cidade e o campo são concebidos e projetados para interditar as coexistências. Em uma conjuntura na qual os poucos avanços sociais e territoriais conquistados historicamente são colocados em causa, a AGB objetiva problematizar os nexos entre a ciência geográfica, a ação política transformadora e o exercício democrático e conclama todas(os) as(os) geógrafas(os) a pensar o Brasil que queremos.
Eixos temáticos:
A produção social do Brasil e a construção de suas geografias. 
Ação política, lutas sociais e representação: por um outro projeto de sociedade.
Estado, capital e poder: geografia política do Brasil. 
Questão agrária: conflitos, tensões e projetos 
As transformações no mundo da Educação: educar para que Brasil? 
Disputas cartográficas nas dimensões do poder 
Para transformar o Brasil: raça e gênero nos debates geográficos 
A urbanização brasileira: que cidade queremos? 
Geografia, crise ambiental e desenvolvimento econômico. 


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Pós-Doutorado em Geografia - PPGG-Geografia

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
EDITAL 03/2015
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2015

O Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora faz saber a todos quantos virem o presente edital, ou dele tiverem conhecimento, que serão abertas as inscrições para o pleito de 01 (uma) bolsa de estudos em nível de pós-doutorado, do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD, instituído e regulado pela Portaria n. 086, de 03 de julho de 2013, da CAPES, para realização de estágio pós-doutoral neste Programa de Pós-Graduação.

1. BOLSA
1.1 - A bolsa para estágio pós-doutoral do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES, tem duração de até 24 meses, dependendo da modalidade na qual o candidato se inscreverá. O valor mensal da bolsa é de R$ 4,1 mil reais, não havendo recursos adicionais para transporte, instalação, seguro-saúde etc.
1.2 - O candidato pode pleitear uma das seguintes modalidades de bolsa:
a) brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício (bolsa com duração de 12 meses, renovável anualmente até o máximo de 24 meses);
b) estrangeiro residente no exterior, sem vínculo empregatício (bolsa com duração de 12 meses, renovável anualmente até o máximo de 24 meses);
c) docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa (bolsa com duração mínima de 03 meses e máxima de 12 meses, sem possibilidade de renovação).

2. REQUISITOS DO CANDIDATO
Do candidato a bolsista exige-se:
2.1 – possuir o título de doutor, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá estar legalizado/autenticado pelo consulado brasileiro do país de origem, e será ainda analisado pelo Programa de Pós-Graduação;
2.2 - disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de trabalhos científicos;
2.3 - não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
2.4 - O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
2.5 - Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” de bolsa sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.
2.6 - Os candidatos aprovados na modalidade “c” de bolsa deverão apresentar, na ocasião da matrícula no estágio pós-doutoral, comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa, que não pode ser inferior a 3 (três) meses e nem superior a 12 (doze) meses.
2.7 - Os candidatos à modalidade “c” de bolsa não podem possuir vínculo empregatício com a UFJF.
2.8 - O candidato estrangeiro deverá ser proficiente em português ou espanhol.

3. INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas no período de 09/11/2015 a 18/12/2015,
exclusivamente pelos correios. O envelope contendo a documentação completa deve ser remetido via SEDEX, até 18/12/2015 (carimbo de postagem) para: Universidade Federal de Juiz de Fora – Instituto de Ciências Humanas - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Prédio Novo) - Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário - Bairro São Pedro - Juiz de Fora – MG – Brasil - CEP: 36036-900.

4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
4.1 - Formulário próprio, disponível no site do Programa (http://www.ufjf.br/ppgeografia/estagio-pos-doutoral/), devendo ser preenchido e assinado para entrega junto aos outros documentos. O candidato deve indicar no formulário um supervisor pertencente ao quadro de docentes do programa.
4.2 - Carta de apresentação em que o candidato justifique seu interesse no programa e a escolha do supervisor.
4.3 - Cópia impressa do currículo lattes documentado e que evidencie produção acadêmica relevante para a linha de pesquisa da candidatura – “Dinâmicas Sócio-Ambientais ou Dinâmicas Sócio-Espaciais” referente aos últimos 05 (cinco) anos – 2011-2015 (Para cadastrar-se na Plataforma Lattes do CNPQ, consultar o endereço: http://lattes.cnpq.br/index.htm)
4.4 - Cópia dos seguintes documentos:
• diploma de doutorado,
• histórico escolar do doutorado,
• RG e CPF para brasileiros,
• cópia do passaporte para estrangeiros.
4.5 - Plano de trabalho para um ano, que se integre à linha de pesquisa da candidatura. O plano deve ter no mínimo 25.000 e no máximo 35.000 caracteres com espaço.

5. O PROCESSO DE SELEÇÃO
5.1- Primeira etapa: Avaliação do Plano de Trabalho
5.1.1. O plano de trabalho deverá ser elaborado em consonância com os objetos de estudo, enfoques e/ou abordagens teóricas de uma das linhas de pesquisa do programa – “Dinâmicas Sócio-Ambientais e Dinâmicas Sócio-Espaciais”.
5.1.2. O plano de trabalho do candidato será avaliado conforme os seguintes critérios (PPGG-UFJF).
5.2- Segunda etapa: Avaliação de Currículo
5.2.1. O currículo Lattes atualizado do candidato será avaliado conforme documentação
apresentada, referente aos últimos 05 (cinco) anos – 2011/2015 (modelo Lattes
disponível no sítio www.cnpq.br), de acordo com planilha detalhada a seguir. No caso de
estrangeiro a pontuação do currículo será dada conforme histórico de trabalhos
científicos. Itens sem documentação comprobatória não serão pontuados.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Portal da Biodiversidade - PortalBio


Foi lançado em 26/11 o Portal da Biodiversidade - PortalBio 
Ele tem como objetivo disponibilizar à sociedade brasileira dados e informações sobre a biodiversidade brasileira gerados ou recebidos pelo Ministério do Meio Ambiente ou pelas instituições a ele vinculadas. Atualmente, estão disponíveis as bases de dados de alguns dos sistemas mantidos pelo ICMBio, como o SISBIO e aqueles mantidos pelos Centros de Pesquisa e Conservação, e pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).

Os dados disponibilizados formam uma ampla visão sobre a distribuição da biodiversidade brasileira. É possível realizar pesquisa, visualização e download de registros disponíveis nos bancos de dados de biodiversidade atualmente disponíveis.

O vídeo produzido sobre o Portal, descrevendo algumas de suas funcionalidades, está disponível em https://youtu.be/cEHqgXcvTdE

Os procedimentos e comandos para utilização do PortalBio e de suas funcionalidades estão detalhadamente descritos no Manual do Usuário, disponível em https://portaldabiodiversidade.icmbio.gov.br/portal/portal/manualPdf

O email dados.biodiversidade@icmbio.gov.br é o canal de comunicação para o envio de dúvidas, sugestões, comentários, etc.

Em relação ao SISBIO, cabe destacar que somente estão disponíveis publicamente os registros de ocorrência que estão fora do período de carência definido por cada pesquisador, conforme regulamentado no capítulo VIII da IN 03/2014 (http://www.icmbio.gov.br/sisbio/images/stories/instrucoes_normativas/INSTRU%C3%87%C3%83O_NORMATIVA_ICMBio_N%C2%BA_3_DE_2014__com_retifica%C3%A7%C3%A3o_do_DOU18062015.pdf).

Esperamos que seja uma ferramenta útil para muitos!