sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Águas de Janeiro - Parte 4


Segundo análise baseada na imagem de satélite a seguir e nos modelos de previsão atualizados espera-se...“, de acordo com informações do site do simge, a frente fria semiestacionária associada ao fluxo de umidade proveniente da Amazônia e um sistema de baixa pressão no oceano, continuarão provocando chuvas significativas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Dessa forma, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva moderada a forte, além de acumulados significativos, nas seguintes regiões de Minas Gerais; Triângulo, Noroeste, Oeste, Campo das Vertentes, Sul, Zona da Mata, Metropolitana de BH, Central e Rio Doce, no período em questão, principalmente entre os dias 11 e 13/01. Nas demais áreas do estado, o tempo seguirá instável, porém, as chuvas ocorrerão de forma isoladas e de menor intensidade. Neste período, as temperaturas diurnas estarão em declínio em todo o estado.”


Falando sobre as chuvas no Estado do Rio de Janeiro, nos  últimos oito dias, choveu mais em Angra dos Reis do que o esperado para todo o mês de janeiro, segundo a Defesa Civil do município. No período, os índices pluviométricos atingiram 600mm, enquanto o esperado para o mês de janeiro é um volume em torno de 200mm. Durante a madrugada desta sexta-feira, 2,5 mil pessoas tiveram que deixar suas casas temporariamente por causa da forte chuva. Os alertas foram dados aos moradores por mensagens de celular. Nos abrigos, ainda há 440 desabrigados e 404 desalojados. Agentes da Defesa Civil já interditaram 110 residências.

O número de interdições poderá aumentar até o fim do dia porque os agentes permanecem percorrendo as áreas de risco. Nos pontos de apoio, há 440 desabrigados e 404 desalojados. De acordo com a Defesa Civil, 51 bairros foram afetados pelo temporal, que caiu em Angra desde 23h desta quinta-feira. Por volta das 4h30m, reduziu a intensidade da chuva. Só há registros de desabamentos na Rio-Santos, no trecho do quilômetro 462, em Monsuaba, que chegou a ficar completamente interditada. Queda de árvores deixam muitas casas sem energia elétrica desde a noite de quinta-feira. Técnicos da Ampla estão nas ruas tentando restabelecer a energia.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/angra-teve-em-oito-dias-triplo-da-chuva-esperada-para-todo-mes-de-janeiro-7262921#ixzz2HfkrASkU

Em seguida acompanhe a dinâmica da atmosfera por meio das cartas e imagens da marinha - DHN.

Carta sinótica- DHN - 00z Dia 11-1/2013


Precipitação acumulada em 6h - DHN

Nebulosidade do dia 10 janeiro - 00z. - DHN


Nenhum comentário:

Postar um comentário