Nos últimos dias já morreram 12 pessoas e centenas ficaram feridas. Há também milhares de casas sem eletricidade. A queda de neve está a causar dezenas de cancelamentos de voos e a condicionar a circulação automóvel em Tóquio e noutras regiões do país. O trânsito foi encerrado em várias auto-estradas. Ainda assim as autoridades contabilizam mais de três mil acidentes rodoviários desde sexta-feira.
Centenas de vôos foram cancelados, estradas fechadas e alguns serviços de trem suspenso. A imprensa local informou que pelo menos 43 pessoas ficaram feridas por causa de acidentes de neve. Até 27 centímetros (11 pol) de neve caiu em Tóquio 6:00-23:00 (21:00 e 15:00 GMT).
Mais de 10 centímetros de neve caíram em Tóquio no fim de semana - o mais neve a cidade já viu em 45 anos - o que resulta em acidentes de trânsito, que mataram 11 e feriram milhares, à Reuters nesta segunda-feira. Voos e serviços de trem permaneceu interrompido em todo o Japão na segunda-feira. Cerca de 5.000 viajantes foram presos no Aeroporto Internacional de Narita no fim de semana.
Mais de 20.000 casas ficaram sem energia.
Diversas universidades em Tóquio atrasou o início de exames de admissão por causa de atrasos de trem e metrô. Ruas nevadas também desencorajou os eleitores de ir às urnas domingo para eleger um novo governador de Tóquio, informou a Reuters.
Sábado (15/2/2013) foi a primeira vez que a Agência Meteorológica do Japão emitiu seu primeiro aviso forte nevasca para o centro de Tóquio em 13 anos. Médias Tóquio apenas 4,3 centímetros de neve por ano. A última vez que peguei uma tempestade de neve de 8 polegadas-plus foi 12 fev 1994, disse weather.com meteorologista Nick Wiltgen. Tóquio tem um clima semelhante ao sudeste dos EUA, e é raro que a neve pesada para cair lá, disse Wiltgen.
"Você tem que ter a combinação perfeita de um sistema de baixa pressão no mar potente passando a sul e sudeste da cidade, e uma massa de ar muito frio no lugar sobre a própria cidade. Esta tempestade tinha os ingredientes necessários, ea neve seguido naturalmente, ", disse Wiltgen. "E assim como as tempestades de inverno no sudeste dos EUA, um clima mais quente rapidamente voltou ea neve já está derretendo rapidamente na área de Tóquio."
Na Prefeitura de Yamanashi, na região central do Japão, um esmagamento recorde 112 cm (44 polegadas) de neve caíram na capital da província, K? Fu, cerca de 65 milhas a oeste de Tóquio. O registro de uma única tempestade anterior tinha sido apenas 45 cm (18 polegadas) de tempestades janeiro em 1998 e 2001.
Cerca de 11 centímetros de neve sexta-feira e sábado foi o suficiente para paralisar Tóquio, pela segunda vez em uma semana, 9 a 11 polegadas caiu na cidade 08 de fevereiro, parando trens e vôos de aterramento.
Tóquio normalmente vê apenas alguns dustings luz cada inverno, mas este mês tornou-se o mês terço snowiest em 61 anos de registos com 49 cm (19 polegadas).
Tempo historiador Christopher C. Burt do Weather Underground disse Sendai e Ishinomaki, cidades do norte duramente atingidos pelo tsunami de 2011, receberam os seus nevões mais pesados ou mais profundas desde os anos 1930.
A Agência Meteorológica do Japão disse neste domingo que o sistema de baixa pressão estava viajando para o norte, jogando mais neve, depois de passar a região de Tóquio.
A imprensa disse que até 12 pessoas morreram e 1.500 ficaram feridas em todo o país desde sexta-feira em acidentes de neve. O telhado de um centro comercial desabou em um subúrbio de Tóquio, e dois trens colidiram em pistas escorregadias nas proximidades de Kawasaki. Cerca de 20.000 casas perdido eletricidade. Centenas de voos e trens foram interrompidas. Milhares de motoristas e passageiros ficaram presos por quase um dia em engarrafamentos nas rodovias, o que levou as autoridades de transporte para entregar alimentos e portáteis sanitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário