sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Furacão Irene

O furacão Irene, o primeiro da temporada no Atlântico, deixou cinco mortos no Haiti, República Dominicana e Porto Rico, causou danos maiores nas Bahamas e se dirige rumo ao litoral leste dos Estados Unidos, atemorizando grandes cidades do país. Enquanto avançava com ventos de 185 km/h, milhares de pessoas receberam ordens de evacuação obrigatória na Carolina do Norte (sudeste), onde a governadora decretou o estado de emergência, assim como fez seu colega em Nova York. As autoridades alertaram estados como Virgínia, Nova York, Massachussets e Nova Jersey para que se preparem para a chegada do furacão, que deve atingir a costa dos Estados Unidos até sábado. Irene arrancou tetos, derrubou postes elétricos e destruiu até 90% das casas em algumas ilhas do sudeste das Bahamas, castigadas desde a quarta-feira pelo furacão que avança muito lentamente, provocando mais danos, revelou a Agência Nacional de Gestão de Emergências (Nema). Enquanto isso, as ilhas por onde o furacão passou no começo da semana começavam a contabilizar os danos e vítimas: pelo menos duas pessoas morreram no Haiti e duas outras na República Dominicana, onde foram registrados vários desaparecidos e 32.400 desabrigados. Em Porto Rico, onde também morreu uma pessoa, as autoridades calcularam os danos de infraestrutura em mais de 500 milhões de dólares. Irene deixava as Bahamas nesta quinta-feira e se posicionava à frente, mas ainda distante, da costa central da Flórida e 930 km ao sul do litoral do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, movendo-se na direção noroeste a 22 km/h, segundo boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), divulgado às 18h00 de Brasília.

Este último relatório incluiu um alerta de furacão para a fronteira dos estados da Virgínia e da Carolina do Norte, bem como para Nova Jersey. Antes de Irene chegar aos Estados Unidos, pode passar a ser um furacão da categoria quatro (a escala Saffir-Simpson tem cinco níveis), com ventos de até 217 km/h, advertiu o NHC.

O Estado norte-americano da Carolina do Norte declarou o estado de emergência devido à aproximação do furacão Irene. De acordo com um comunicado emitido pelas autoridades locais, espera-se que chegue à região no sábado à tarde, na zona do cabo Hatteras. A governadora Bev Perdue reuniu-se esta quinta-feira com a Equipa de Resposta a Emergências do Estado para discutir medidas de prevenção face à intempérie que se aproxima, entre elas evacuações obrigatórias, tanto de turistas como de residentes. Nova Iorque também está a preparar-se para a eventualidade de ter de evacuar as zonas costeiras durante o fim-de-semana, devido ao Irene. «Esperamos que tudo corra bem mas estamos a preparar-nos para o pior», disse o presidente da autarquia, Michael Bloomberg, em declarações aos jornalistas.

Fonte da imagem: http://tarauacanoticias.blogspot.com/2011/08/terremoto-em-tarauaca-as-1350-hs.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário