sexta-feira, 29 de julho de 2011

V SIMPOSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAUDE

Na última década o interesse dos profissionais da Geografia pelas questões da saúde provocou uma retomada na leitura e na realização de pesquisas sobre a temática. O aumento de interessados na Geografia e áreas afins provocou a realização do I Simpósio Nacional de Geografia da Saúde. Desde então, este evento tem se realizado a cada dois anos em locais onde as pesquisas em Geografia da Saúde tem logrado êxito através de professores, pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação. Já foram realizados quatro Simpósios, o primeiro em Presidente Prudente – SP (2003), o segundo no Rio de Janeiro – RJ (2005), o terceiro em Curitiba – PR (2007) e o quarto em Uberlândia – MG (2009). O V Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e II Fórum Internacional, a ser realizado em Recife – PE, terá como marco a oportunidade da Região Nordeste evidenciar os trabalhos que tem se realizado nos últimos anos.

Sitio do evento: http://www.ufpe.br/vgeosaude/index.php?option=com_content&view=article&id=312&Itemid=175

quinta-feira, 21 de julho de 2011

SBGFA - Parte 2


Boa Tarde, Galera!!!!


O SBGFA realmente é o ponto de encontro e convergência de idéias entre pessoas que se preocupam com o desenvolvimento da Geografia Física do Brasil. E nesse encontro em Dourados rreencontramos amigos queridos, dentre eles a Porfessora Érika Collischonn da UFPel, Diego Maia da UFBA, Aline Pascoalino doutoranda no progrma de pós-graduação da Unesp-Rio Claro e o Prof. Charlei Aparecido da Universidade da Grande Dourados, e coordenador geral do XIV SBGFA, juntamente, com a nova geração de acadêmicos, como Victor Carneiro (o primeiro da esquerda para direita), que participou do seu primeiro SBGFA.



Hoje os professores citados na fotografia abaixo, também participaram do SBGFA, quando acadêmicos da graduação ou pós-graduação, ainda nos idos da década de 1990. O tempo passou. E o que mudou no SBGFA. Podemos dizer que o Simpósio incorporou as novidades do mundo moderno. Ou ainda falta muito. Não sei responder, mas não podemos abandonar o evento a própria sorte. Então professores não nos abdiquemos de ir. Vamos participar no sentido de melhor qualificar o evento e também formar novos Geógrafos.



Daqui a dois anos, no ano de 2013, o XV SBGFA será em Vitória-ES. Vamos a partir de agora contribuir para o desenvolvimento do evento, a fim de ter uma cara multidisciplinar e variada, contemplando todas as matrizes de pensamento ou linhas de pesquisa, que existem e econtribuem para o desenvolvimento da pesquisa em Geografia Física no Brasil.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

SBGFA - Parte 1

Desculpe-nos pela demora, mas por causa de problemas técnicos, não foi possível disponibilizar as informações do evento, durante a sua realização. Mas estamos aqui para relatar algumas coisas importantes.




O SBGFA em sua décima quarta edição, na cidade de Dourados-MS, contou com cerca de 900 inscritos, com mais de 1.000 trabalhos inscritos e enviados. Por conta da demanda, o número de pareceristas foi record, com cerca de 80 professores. Além de 9 mini-cursos, 3 conferências e 11 mesas redondas e 2 trabalhos de campo, tendo o de Dourados-Ponta Porã, cancelado.




E a professora homenageada foi a Professora Iandara Alves Mendes, que apesar de não ter ido por razões de força maior, mesmo assim foi lembrada a sua contribuição acadêmica e de formação, como pode ser vista no vídeo elaborado pela coordenação do SBGFA, com ex-orientandos, que hoje ocupam espaços de destaque em órgãos públicos e universidades.




Agora veja algumas imagens do evento.


Até a próxima.







Banner do XIV SBGFA na FCH





Apresentação dos trabalhos em forma de painel.



Apresentação dos trabalhos em painel.



Mesa de Abertura do XIV SBGFA



Mesa de abertura do XIV SBGFA



terça-feira, 19 de julho de 2011

Chuvas na Ásia

Nova Deli - As fortes chuvas que caíram nas últimas horas no nordeste da Índia, especialmente no Estado de Assam, afectaram mais de 200 mil pessoas e levaram às autoridades a decretar situação de alerta, informou à Agência Efe uma fonte oficial. "Desde segunda-feira não para de aumentar o número de pessoas que tiveram de deixar as suas casas por efeito das chuvas", explicou um dos responsáveis públicos pela gestão de desastres em Assam. De acordo a fonte, as autoridades estão fazer todo o possível para acolher os deslocados em instalações e prédios públicos nas proximidades da região afectada, que fica na bacia de um dos grandes rios da Índia, o Brahmaputra. Os transbordamentos e desmoronamentos já levaram a destruição em 350 localidades, embora fontes do Governo regional de Assam citadas pela agência indiana "Ians" elevaram o número de povoados afectados para 800. Embora esteja mantido o estado de alerta de previsão de mais chuvas, é esperado que a situação melhore em breve. Os efeitos das inundações, ocorridas em plena temporada de monções, também chegaram à próxima reserva natural de Kaziranga, cujos guardas foram obrigados a forçar aos animais selvagens a irem para áreas mais seguras. "A situação é preocupante, não só para a integridade dos animais, mas também para a dos nossos próprios guardas", afirmou a "Ians" um dos responsáveis pelo parque.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2011/6/29/Inundacoes-nordeste-afectam-mais-200-mil-pessoas,8bed40b3-134c-4d31-8553-d22bf7750fd0.html

Chuvas no Nordeste

Chega a 10 o número de mortos pelas chuvas no Nordeste. Além dos 9 mortos que já haviam sido divulgados pela Defesa Civil de Pernambuco, o governo da Paraíba confirmou nesta terça-feira (19) a primeira morte no estado: uma criança de dois meses, vítima de um deslizamento de terra. No total, mais de 6 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Pernambuco e na Paraíba devido às fortes chuvas que atingiram os dois estados durante o fim de semana.
Segundo balanço da Defesa Civil de Pernambuco, o estado registrou 9 mortos até esta terça-feira (18) e possui 342 famílias desabrigadas e outras 645 desalojadas, totalizando mais de 4.935 pessoas. O governo informou que está trabalhando com as prefeituras na distribuição de cestas básicas, colchões e também retirando as famílias que residem em áreas de risco para evitar que desmoronamentos provoquem mais vítimas. A última morte confirmada em Pernambuco foi registrada no Recife, onde voltou a chover fraco durante a madrugada desta terça. Uma jovem de 23 anos, que havia sido hospitalizada no domingo por causa de um deslizamento de terra na capital, acabou morrendo.

Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/sobe-para-10-numero-de-mortos-pela-chuva-no-ne-6-mil-estao-fora-de-casa.html

Clima e espécies migratórias

Pássaros, baleias e outros animais migratórios estão sofrendo com o aquecimento global, porque a elevação das temperaturas faz com que eles vão para o lugar errado na hora errada", disse Lahcen el Kabiri, vice-chefe da Convenção de Espécies Migratórias, entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem sede em Bonn. Segundo ele, espécies migratórias como morcegos, golfinhos, antílopes e tartarugas ficam com seu relógio biológico desregulado com o aquecimento do planeta. "Eles são os sinais de alerta mais visíveis -- indicadores que sinalizam as mudanças dramáticas em nossos ecossistemas causadas em parte pelas mudanças no clima", disse ele a delegados que participam da conferência da ONU sobre o problema, que começou na segunda-feira e vai até o dia 18.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL32854-5603,00-MUDANCA+NO+CLIMA+CONFUNDE+ESPECIES+MIGRATORIAS.html

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Abertura do XIV SBGFA

Bom dia, galera!!!

Hoje, dia 11 de julho de 2011, o simpósio brasileiro de geografia física, realizará o seu décimo quarta simpósio, na cidade de Dourados, Mato Grossso o Sul. Na parte da manhã ocorrerá o credenciamento do evento e a tarde já começarm as atividades, com a oferta de mini-cursos, que terão sua segunda parte no dia de amanhã pela manhã.

Hoje a noite a conferência de abertura será ministrada pelo professor João Lima da Unesp de Presidente Prudente, cuja temática será Problemas e perspectivas da climatologia no Brasil. ficamos por aqui, no momento, voltando a qualquer momento para noticiar os acontecimentos do evento.


Bom evento a todos.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

30º Willi Hennig Meeting

Entre 29 de julho e 2 de agosto será realizado, em São José do Rio Preto, o 30º Willi Hennig Meeting, da Willi Hennig Society. O biólogo alemão Emil Hans Willi Hennig (1913-1976) é considerado o fundador da sistemática filogenética. O primeiro encontro da Willi Hennig Society foi realizado no Kansas, Estados Unidos, em 1980. O encontro ocorreu em São Paulo, em 1998, em sua 17ª edição e agora retorna ao Brasil. O objetivo do evento é reunir pesquisadores que trabalham nas áreas de reconstrução filogenética, biogeografia, métodos cladísticos e conceitos e princípios de sistemática. A programação do encontro inclui simpósios que discutirão assuntos de interesse epidemiológico, biogeografia, conservação e métodos moleculares, entre outros.

Durante a reunião também ocorrerão quatro premiações: a Willi Hennig Award, para a melhor apresentação oral; a Lars Brundin Award, para a segunda melhor apresentação oral; a Don Rosen Award, para a melhor apresentação de pôster; e a Marie Stopes Award, oferecida para até 15 alunos e recém-doutores, destinada ao pagamento de despesas da viagem.

O encontro ocorrerá no Hotel Nacional Plaza Inn, localizado na R. Prof. Carlos Ibanhez, nº 35, em São José do Rio Preto, SP.

Mais informações e inscrições: www.xxxwhs.com.br

Agência FAPESP

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ministros discutem Mudanças Climáticas

A poucos meses de mais uma Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, está na Europa para participar de um diálogo de alto nível sobre o assunto. Izabella desembarcou em Berlim (Alemanha) no último dia 2 para participar do Petersberg Climate Dialogue II - Rising to the Climate Change. O evento reúne ministros de meio ambiente de diversos países e conta com a participação da primeira-ministra alemã Angela Merkel.

O encontro que termina nesta segunda-feira (4/7) é mais uma oportunidade para ministros e negociadores internacionais discutirem temas que serão tratados na COP-17, marcada para o fim do ano em Durban (África do Sul). Entre eles, o segundo período do Protocolo de Quioto, a operacionalização de acordos já existentes e as estratégias visando à transição para uma economia mais 'verde'.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Clima urbano e os impactos à saúde

A Secretaria de Saúde de Cuiabá por meio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental/Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Ambiental/Diretoria de Vigilancia a Saude e Ambiente, tem realizado, desde 2008, ações para minimizar os danos à saúde e diminuir os gastos públicos através de monitoramento da qualidade do ar e educação em saúde. O monitoramento da qualidade do ar é divulgado pelo Boletim de Vigilância da Qualidade do Ar a partir de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, referentes à concentração de material particulado e de monóxido de carbono e dicas de promoção da saúde. Emitido duas vezes por semana no site da Prefeitura de Cuiabá – www.cuiaba.mt.gov.br, seu objetivo é possibilitar à população a atenuação dos prejuízos causados pela baixa umidade do ar e queimadas urbanas. As ações de educação em saúde são realizadas com palestras, exibição e divulgação de material educativo nas escolas municipais e unidades de saúde.

Leia a matéria no sitio: http://www.odocumento.com.br/artigo.php?id=2395