Sitio do evento: http://www.ufpe.br/vgeosaude/index.php?option=com_content&view=article&id=312&Itemid=175
Pesquisar este blog
sexta-feira, 29 de julho de 2011
V SIMPOSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAUDE
Sitio do evento: http://www.ufpe.br/vgeosaude/index.php?option=com_content&view=article&id=312&Itemid=175
quinta-feira, 21 de julho de 2011
SBGFA - Parte 2
quarta-feira, 20 de julho de 2011
SBGFA - Parte 1
terça-feira, 19 de julho de 2011
Chuvas na Ásia
Nova Deli - As fortes chuvas que caíram nas últimas horas no nordeste da Índia, especialmente no Estado de Assam, afectaram mais de 200 mil pessoas e levaram às autoridades a decretar situação de alerta, informou à Agência Efe uma fonte oficial. "Desde segunda-feira não para de aumentar o número de pessoas que tiveram de deixar as suas casas por efeito das chuvas", explicou um dos responsáveis públicos pela gestão de desastres em Assam. De acordo a fonte, as autoridades estão fazer todo o possível para acolher os deslocados em instalações e prédios públicos nas proximidades da região afectada, que fica na bacia de um dos grandes rios da Índia, o Brahmaputra. Os transbordamentos e desmoronamentos já levaram a destruição em 350 localidades, embora fontes do Governo regional de Assam citadas pela agência indiana "Ians" elevaram o número de povoados afectados para 800. Embora esteja mantido o estado de alerta de previsão de mais chuvas, é esperado que a situação melhore em breve. Os efeitos das inundações, ocorridas em plena temporada de monções, também chegaram à próxima reserva natural de Kaziranga, cujos guardas foram obrigados a forçar aos animais selvagens a irem para áreas mais seguras. "A situação é preocupante, não só para a integridade dos animais, mas também para a dos nossos próprios guardas", afirmou a "Ians" um dos responsáveis pelo parque.
Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2011/6/29/Inundacoes-nordeste-afectam-mais-200-mil-pessoas,8bed40b3-134c-4d31-8553-d22bf7750fd0.htmlChuvas no Nordeste
Segundo balanço da Defesa Civil de Pernambuco, o estado registrou 9 mortos até esta terça-feira (18) e possui 342 famílias desabrigadas e outras 645 desalojadas, totalizando mais de 4.935 pessoas. O governo informou que está trabalhando com as prefeituras na distribuição de cestas básicas, colchões e também retirando as famílias que residem em áreas de risco para evitar que desmoronamentos provoquem mais vítimas. A última morte confirmada em Pernambuco foi registrada no Recife, onde voltou a chover fraco durante a madrugada desta terça. Uma jovem de 23 anos, que havia sido hospitalizada no domingo por causa de um deslizamento de terra na capital, acabou morrendo.
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/sobe-para-10-numero-de-mortos-pela-chuva-no-ne-6-mil-estao-fora-de-casa.html
Clima e espécies migratórias
Pássaros, baleias e outros animais migratórios estão sofrendo com o aquecimento global, porque a elevação das temperaturas faz com que eles vão para o lugar errado na hora errada", disse Lahcen el Kabiri, vice-chefe da Convenção de Espécies Migratórias, entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem sede em Bonn. Segundo ele, espécies migratórias como morcegos, golfinhos, antílopes e tartarugas ficam com seu relógio biológico desregulado com o aquecimento do planeta. "Eles são os sinais de alerta mais visíveis -- indicadores que sinalizam as mudanças dramáticas em nossos ecossistemas causadas em parte pelas mudanças no clima", disse ele a delegados que participam da conferência da ONU sobre o problema, que começou na segunda-feira e vai até o dia 18.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Abertura do XIV SBGFA
quinta-feira, 7 de julho de 2011
30º Willi Hennig Meeting
Durante a reunião também ocorrerão quatro premiações: a Willi Hennig Award, para a melhor apresentação oral; a Lars Brundin Award, para a segunda melhor apresentação oral; a Don Rosen Award, para a melhor apresentação de pôster; e a Marie Stopes Award, oferecida para até 15 alunos e recém-doutores, destinada ao pagamento de despesas da viagem.
O encontro ocorrerá no Hotel Nacional Plaza Inn, localizado na R. Prof. Carlos Ibanhez, nº 35, em São José do Rio Preto, SP.
Mais informações e inscrições: www.xxxwhs.com.br
Agência FAPESP
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Ministros discutem Mudanças Climáticas
A poucos meses de mais uma Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, está na Europa para participar de um diálogo de alto nível sobre o assunto. Izabella desembarcou em Berlim (Alemanha) no último dia 2 para participar do Petersberg Climate Dialogue II - Rising to the Climate Change. O evento reúne ministros de meio ambiente de diversos países e conta com a participação da primeira-ministra alemã Angela Merkel.
O encontro que termina nesta segunda-feira (4/7) é mais uma oportunidade para ministros e negociadores internacionais discutirem temas que serão tratados na COP-17, marcada para o fim do ano em Durban (África do Sul). Entre eles, o segundo período do Protocolo de Quioto, a operacionalização de acordos já existentes e as estratégias visando à transição para uma economia mais 'verde'.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Clima urbano e os impactos à saúde
Leia a matéria no sitio: http://www.odocumento.com.br/artigo.php?id=2395