quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Descobrindo o clima: "Caracterização do clima do continente Africano".

Afim de aumentar o nosso conhecimento sobre o clima, vamos fazer uma menção aos climas que acontecem pelo mundo. Com isto, iremos dar destaque aos tipos de clima que acontecem no continente Africano, que é tão pouco mencionado em nossos estudos tanto na escola de base até ao ensino superior.
A África, possui uma variedade imensa de climas variando do desértico e chegando até o com características polares. Possui uma fauna e uma flora riquíssima, variando das especies de grande porte que habitam as savanas até animais com tamanhos inexpressíveis como alguns tipos de inseto, mas que possuem todo seu papel na composição do nicho ecológico local. Tenham uma boa leitura.


 As informações para a melhor caracterização dos climas do continente Africano  estão disponíveis no site: http://www.brasilescola.com/geografia/aspectos-naturais-Africa-clima-vegetacao.htm.
Estás informações  foram elaboradas por Júlio César Lázaro da Silva
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP



Clima e Vegetação
Em função das temperaturas médias anuais elevadas na maior parte da África, suas regiões climáticas estão baseadas principalmente na quantidade e distribuição sazonal de chuvas.  Cerca de ¾ do continente são recobertos por climas tropicais, enquanto o restante recebe influência do clima subtropical, mediterrâneo e temperado. No alto das montanhas ocorrem climas frios.
As linhas imaginárias do Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio que atravessam a África formam uma espécie de simetria. O Equador atravessa a parte central do continente e o divide de maneira que os climas que aparecem no norte do país em direção do Equador se repetem no hemisfério sul de maneira invertida.  

1. Clima Equatorial/Tropical Úmido - Floresta Latifoliada
O clima Equatorial existe em apenas uma parte relativamente pequena da África.  Ele ocorre em um trecho de 1.100 km de largura ao longo da linha do Equador, terminando em terras altas da África Oriental e Central.  Há também faixas mais restritas com clima Tropical Úmido ao longo do Golfo da Guiné, que tem forte influência das monções, e ao longo da costa leste de Madagascar.  As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, com temperaturas médias que permanecem próximas de 27 ° C, com pequena variação sazonal entre o dia e a noite. 
A vegetação correspondente é a latifoliada, com grande biodiversidade. A maior parte das florestas da África é tropical.  Elas cobrem menos de um décimo do continente e ocorrem onde as chuvas são mais fortes ao longo do ano.  A floresta é composta de várias camadas de vegetação.  A camada superior consiste em copas de árvores muito altas (38-76 m); as camadas inferiores são constituídas pelo topo das árvores mais baixas, arbustos e trepadeiras.  A maioria das árvores é perenifólia, de folhas largas, embora existam coníferas em áreas com maior altitude.  Elas produzem celulose e madeiras como o mogno, ébano e teca.  As palmeiras, árvores produtoras de borracha e cipós, orquídeas e lírios estão entre os diversos tipos de plantas encontradas nessas florestas.

2. Tropical Típico - Savanas e Estepes
O clima Tropical Típico representa uma alternância entre uma estação seca (primavera-verão) e outra chuvosa (outono-inverno). Com duração de seis meses, o período seco é o clima com características mais distintas.  O total de chuvas corresponde a 500 e 1.500 mm por ano.  Grande parte do leste e do sul da África tem um clima de savana com temperaturas um pouco menores por conta das diferenças de altitude.  Este tipo de clima é típico de regiões com vegetação do tipo savana.
As savanas cobrem, aproximadamente, um terço do continente e são áreas onde a cobertura do solo é formada principalmente por campos.  Eles são, no entanto, pontilhados por bosques, árvores dispersas, ou arbustos, dependendo da duração da estação seca.  As áreas que fazem fronteira com as florestas tropicais têm gramíneas grosseiras de até 3,7 m de altura e grandes florestas de árvores de folha caduca.  Árvores da savana também incluem algumas espécies encontradas em florestas tropicais, como palmeiras, seringueiras e árvores de ébano africano.  Há também árvores de karité (cujas sementes produzem uma gordura comestível), baobás, acácias, sumaúma e outras árvores que dão frutos comestíveis. 
Quando a estação seca se torna mais prolongada (precipitações médias anuais variando entre 250 a 500 mm), a grama é mais curta do que as savanas mais úmidas, sendo raramente superior a 1,5 m de altura.  Palmeiras, baobás, acácias, tais como árvores floridas, crescem em grupos pequenos ou isolados e estão espalhados ao longo das áreas relvadas.  Devido ao maior espaçamento entre as árvores, as savanas são o refúgio para uma grande variedade de mamíferos de grande porte, como leões, rinocerontes e girafas.
As savanas são refúgio de uma grande variedade de mamíferos, entre eles, a girafa
As savanas são refúgio de uma grande variedade de mamíferos, entre eles, a girafa


3. Clima Tropical Desértico - Vegetação Desértica
A África possui grandes faixas que possuem o clima desértico.  Nesse clima, as faixas de temperatura são maiores e a superfície de terra aquece e resfria rapidamente. As temperaturas durante o dia nos meses mais quentes muitas vezes são superiores a 38 ° C e, ocasionalmente, sobem acima de 54 ° C. As médias do mês mais frio variam entre 10 ° C e 16 ° C durante o dia. A precipitação média anual não excede 250 mm em qualquer lugar, com algumas áreas permanecendo sem chuvas durante anos. Os três maiores desertos são o Saara, ao norte, e o Deserto da Namíbia e o Kalahari, ao sul.  Os desertos como o do Saara e o da Namíbia praticamente não possuem vegetação, exceto nos oásis (locais onde ocorrem nascentes ou poços). 
A vegetação de oásis inclui palmeiras, figueiras, salgueiros, choupos e tamargueiras.  No contato entre o Saara e as savanas ocorre uma transição chamada Sahel, área de expansão do deserto devido às condições naturais, principalmente o deslocamento dos ventos, e a ação antrópica, que aumenta o processo de desertificação.
O continente africano abriga a 2a maior região árida do planeta – o deserto do Saara
O continente africano abriga a 2a maior região árida do planeta – o deserto do Saara


 4. Clima Mediterrâneo - Vegetação Mediterrânea
O clima Mediterrâneo ocorre ao longo de parte das costas norte e sul do continente africano. Os verões secos e os invernos moderadamente chuvosos são as marcas principais desse tipo climático.  Durante o mês mais quente, a temperatura média é ligeiramente superior a 21° C perto da costa e cerca de 27 °C no interior.  As temperaturas para o mês mais frio são de aproximadamente 10 e 16 °C, respectivamente.  A precipitação anual varia entre 500 a 750 mm. Parte da costa sudeste africana tem um clima subtropical úmido que na temperatura é semelhante ao tipo mediterrâneo. A precipitação anual, no entanto, atinge de 1.000 a 1.500 mm e está concentrada no verão.
A vegetação é constituída por vários tipos de arbustos e árvores pequenas, tanto perenifólias quanto decíduas. Muitas das plantas têm folhas coriáceas e raízes profundas, que lhes permitem suportar longos verões secos.  Algumas são espinhosas, especialmente as variedades de folha caduca.  Ao norte são encontrados sobreiros, oliveiras, cedros e pinheiros. No sul, louros, cedros e pau-ferro.  Gramíneas e plantas baixas floridas crescem apenas durante os meses chuvosos. 
        
5. Polar
Nas regiões montanhosas, especialmente na África Oriental, as temperaturas são mais baixas do que nas zonas de latitude comparável a altitudes mais baixas.  Isso é particularmente comum no Planalto da Etiópia e em algumas das montanhas da região do Rift Valley.  Em áreas de relevo acentuado em direção dos ventos úmidos, as chuvas são mais frequentes. O tipo de vegetação depende da altitude, latitude e direção dos ventos.

Mapa do relevo e hidrografia  Africano:

Mapa dos climas  e da  vegetação Africana:





Texto reproduzido por : Gabriel Franco, Membro do grupo de estudos BIOCLIMA-UFV, e bolsista de extensão do projeto PIBEX-UFV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário