quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Chuvas persistem até final de semana por conta da ZCAS

Devido à formação de uma área de baixa pressão e à presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), há previsão de chuva intensa nesta quarta-feira (18/12) em áreas do ES, MG e na BA. Em algumas localidades, os acumulados de chuva em 24h deverão ser expressivos, como notamos na previsão dos modelos numéricos BRAMS 5 km e ETA 15 km, respectivamente.


No norte do Espírito Santo e de Minas Gerais são as áreas mais afetadas pelas chuvas fortes do início desta semana. A cidade capixaba de Rio Bananal-ES foi inundada pelas águas de quatro rios da região, que transbordaram. Por causa dos intensos temporais, os rios Bananal, Bananalzinho, Timinim e Panorama estão com o nível acima do normal. Segundo a Defesa Civil do município, está é a pior enchente dos últimos 34 anos, só não é mais devastadora do que a que ocorreu em 1979. O prefeito de Rio Bananal-ES informou que quatro casas foram arrastadas e 250 pessoas estão desalojadas. 

Na cidade mineira de Santos Dumont-MG foi registrado um deslizamento de terra, que levou uma casa. No município não há feridos, nem desalojados ou desabrigados. O Estado teve hoje os maiores acumulados de chuva do país, com 188mm nas últimas 24 horas em Capelinha-MG, 142mm no mesmo período de tempo em Três Marias-MG e 126mm em Curvelo-MG. No Espírito Santo as maiores chuvas ocorreram em Alfredo Chaves-ES, com 89mm e em Linhares-ES, com 76mm. 

Os meteorologistas da Somar alertam para mais chuvas e acumulados elevados nos dois Estados do Sudeste. As precipitações seguem concentradas entre Minas Gerais e Espírito Santo e nos próximos cinco dias o volume de água deve passar dos 130mm. Como o solo encontra-se encharcado, o risco para transtornos ainda é alto. O responsável por essas chuvas é o sistema meteorológico mais chuvoso do Brasil, chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Na madrugada de quarta-feira ainda chove forte no norte de Minas Gerais, as precipitações diminuem no decorrer do dia, mas que voltam a ganhar força no fim da noite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário