quarta-feira, 20 de abril de 2011

Resumo aceito no XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada - Dourados (MS)

A INFLUÊNCIA DO SÍTIO URBANO NO COMPORTAMENTO DOS ATRIBUTOS CLIMÁTICOS DE CINCO CIDADES DA ZONA DA MATA MINEIRA NORTE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA.
Rafael de Souza Alves ; Patrick Oliveira de Souza ; Edson Soares Fialho


A maioria dos trabalhos de clima urbano encontrados na literatura disponível aborda cidades de grande porte, até mesmo pelo fato delas apresentarem problemas ambientais de grande magnitude. No entanto, é de suma necessidade que se amplie e diversifique estes estudos de modo a abranger cidades de pequeno e médio porte, uma vez que as mesmas já contam com problemas ambientais preocupantes, dentre eles o clima. O clima urbano resulta de inúmeros fatores que se associam levando a cidade a se diferenciar climaticamente de seu entorno. Dentre os quais podemos destacar a massa edificada, o fluxo de veículos e demais atributos urbanos que agem em consonância com o sítio urbano. Este por sua vez, é merecedor de ampla atenção nos estudos de clima em cidades médias e pequenas, pois, exerce grande influência na configuração climática de tais cidades. No presente trabalho as cidades em análise são: Ponte Nova; Teixeras; Viçosa; Visconde do Rio Branco e Ubá. Em cada uma delas foram escolhidos 3 pontos de medição com altitude diferente, sendo todos eles mais elevados do que o centro da cidade e afastados do mesmo, objetivando assim uma análise na escala sub-regional. A princípio, os elementos climáticos foram mensurados simultaneamente por 4 dias em todas as cidades, nos horários de 9h, 12h, 15h, 18h e 21h. A hipótese levantada é de que as cidades localizadas em vales estreitos ou em áreas de depressão, apresentam maiores médias diárias de temperatura do que aquelas cidades implantadas em locais elevados e em vales largos. Além da temperatura, estão sendo analisados: a umidade, a luminosidade, os ventos e a percepção térmica da população, com o propósito de melhor caracterizar o clima das cidades em análise e de correlacionar os dados mensurados em campo, com o conhecimento da população local e a hipótese levantada.
PALAVRAS CHAVE: Sítio Urbano; Clima Urbano; Zona da Mata Mineira Norte.

Um comentário:

  1. olá pessoal, gostaria que me mandassem todos os resumos de artigos q receberam aceite no SBGFA para que eu post na pagina especial ao SGBGFA no Suburbano Digital.
    email: wishmaster.elf@gmail.com

    ResponderExcluir