quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Foz do Rio Paraíba do Sul em 04.01.2012

O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga (nascente em Areias-SP) e o Paraibuna (nascente em Cunha-SP) e percorre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A foz do rio encontra-se em Atafona, distrito da cidade de São João da Barra-RJ.

Nos últimos dias o estado de Minas Gerais passou por fortes temporais, que teve como consequência inundações e até mesmo deslizamentos de terras. Dos principais afluentes do rio Paraíba do Sul, podemos destacar dois que possuem suas nascentes no Estado de Minas Gerias, sendo eles, o rio Pomba que tem sua nascente em Barbacena-MG e o rio Muriaé em Miraí-MG, o primeiro afluente citado deságua no rio Paraíba do Sul nos limites das cidades de Cambuci-RJ e Itaocara-RJ, já o segundo afluente na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ.

Segundo a Agência Nacional de Águas - ANA no boletim informativo sobre eventos críticos dos dias 02 à 6 de janeiro de 2012, "devido às fortes chuvas que caem desde o final de 2011, no baixo trecho da bacia do Paraíba do Sul os níveis dos rios apresentam valores elevados. Em Campos dos Goytacazes/ RJ, o rio Paraíba do Sul atingiu, em 05/01/2012, às 14 horas, cota de 10,85 m, superior à cota de alerta de 9,40 m. Na altura de Campos, o rio Muriaé provocou o rompimento de um dique na rodovia BR-356, inundando o bairro de Três Vendas, desabrigando cerca de quatro mil pessoas, retiradas do local com antecedência. O rio Muriaé também inunda as cidades de Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé e Cardoso Moreira, todas no estado do RJ. Em Cataguases/ MG, o no rio Pomba às 6 horas de ontem (05/01) foi registrada cota de 5,09 m. O rio alcançou seu valor máximo de 2012 no dia 03/01, 7,33 m, uma das cinco maiores do histórico."

As fotos abaixo foram tiradas no dia 04 de janeiro de 2012, que mostram o nível na qual chegou o rio Paraíba do Sul em sua foz, além do mais, a área é considerada um ponto de interesse geológico da região, o que atrai estudiosos e curiosos para visitar o lugar de "disputa entre o rio, o mar e o homem".


A correnteza mostrada do lado esquerdo da fotografia é a do Rio Paraíba do Sul, há presença de taboa na areia como em toda a orla das praias.
Vista para as duas margens do Rio Paraíba do Sul
Em tempos com pouca chuva, esse tronco fica na margem e não dentro do rio, nota-se também a força da correnteza



Uma das margens do Rio Paraíba do Sul, em Atafona, distrito de São João da Barra-RJ.


Fotos: Telma Velloso



Nenhum comentário:

Postar um comentário