quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Pós-Doutorado em Geografia - PPGG-Geografia

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
EDITAL 03/2015
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO 2015

O Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora faz saber a todos quantos virem o presente edital, ou dele tiverem conhecimento, que serão abertas as inscrições para o pleito de 01 (uma) bolsa de estudos em nível de pós-doutorado, do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD, instituído e regulado pela Portaria n. 086, de 03 de julho de 2013, da CAPES, para realização de estágio pós-doutoral neste Programa de Pós-Graduação.

1. BOLSA
1.1 - A bolsa para estágio pós-doutoral do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES, tem duração de até 24 meses, dependendo da modalidade na qual o candidato se inscreverá. O valor mensal da bolsa é de R$ 4,1 mil reais, não havendo recursos adicionais para transporte, instalação, seguro-saúde etc.
1.2 - O candidato pode pleitear uma das seguintes modalidades de bolsa:
a) brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício (bolsa com duração de 12 meses, renovável anualmente até o máximo de 24 meses);
b) estrangeiro residente no exterior, sem vínculo empregatício (bolsa com duração de 12 meses, renovável anualmente até o máximo de 24 meses);
c) docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa (bolsa com duração mínima de 03 meses e máxima de 12 meses, sem possibilidade de renovação).

2. REQUISITOS DO CANDIDATO
Do candidato a bolsista exige-se:
2.1 – possuir o título de doutor, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá estar legalizado/autenticado pelo consulado brasileiro do país de origem, e será ainda analisado pelo Programa de Pós-Graduação;
2.2 - disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de trabalhos científicos;
2.3 - não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
2.4 - O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
2.5 - Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” de bolsa sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.
2.6 - Os candidatos aprovados na modalidade “c” de bolsa deverão apresentar, na ocasião da matrícula no estágio pós-doutoral, comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa, que não pode ser inferior a 3 (três) meses e nem superior a 12 (doze) meses.
2.7 - Os candidatos à modalidade “c” de bolsa não podem possuir vínculo empregatício com a UFJF.
2.8 - O candidato estrangeiro deverá ser proficiente em português ou espanhol.

3. INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas no período de 09/11/2015 a 18/12/2015,
exclusivamente pelos correios. O envelope contendo a documentação completa deve ser remetido via SEDEX, até 18/12/2015 (carimbo de postagem) para: Universidade Federal de Juiz de Fora – Instituto de Ciências Humanas - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Prédio Novo) - Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário - Bairro São Pedro - Juiz de Fora – MG – Brasil - CEP: 36036-900.

4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
4.1 - Formulário próprio, disponível no site do Programa (http://www.ufjf.br/ppgeografia/estagio-pos-doutoral/), devendo ser preenchido e assinado para entrega junto aos outros documentos. O candidato deve indicar no formulário um supervisor pertencente ao quadro de docentes do programa.
4.2 - Carta de apresentação em que o candidato justifique seu interesse no programa e a escolha do supervisor.
4.3 - Cópia impressa do currículo lattes documentado e que evidencie produção acadêmica relevante para a linha de pesquisa da candidatura – “Dinâmicas Sócio-Ambientais ou Dinâmicas Sócio-Espaciais” referente aos últimos 05 (cinco) anos – 2011-2015 (Para cadastrar-se na Plataforma Lattes do CNPQ, consultar o endereço: http://lattes.cnpq.br/index.htm)
4.4 - Cópia dos seguintes documentos:
• diploma de doutorado,
• histórico escolar do doutorado,
• RG e CPF para brasileiros,
• cópia do passaporte para estrangeiros.
4.5 - Plano de trabalho para um ano, que se integre à linha de pesquisa da candidatura. O plano deve ter no mínimo 25.000 e no máximo 35.000 caracteres com espaço.

5. O PROCESSO DE SELEÇÃO
5.1- Primeira etapa: Avaliação do Plano de Trabalho
5.1.1. O plano de trabalho deverá ser elaborado em consonância com os objetos de estudo, enfoques e/ou abordagens teóricas de uma das linhas de pesquisa do programa – “Dinâmicas Sócio-Ambientais e Dinâmicas Sócio-Espaciais”.
5.1.2. O plano de trabalho do candidato será avaliado conforme os seguintes critérios (PPGG-UFJF).
5.2- Segunda etapa: Avaliação de Currículo
5.2.1. O currículo Lattes atualizado do candidato será avaliado conforme documentação
apresentada, referente aos últimos 05 (cinco) anos – 2011/2015 (modelo Lattes
disponível no sítio www.cnpq.br), de acordo com planilha detalhada a seguir. No caso de
estrangeiro a pontuação do currículo será dada conforme histórico de trabalhos
científicos. Itens sem documentação comprobatória não serão pontuados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário