quarta-feira, 6 de julho de 2016

O comportamento térmico local decorrente do processo de urbanização no município de Viçosa, durante o verão, outono e inverno de 2014.

A primeira vista, nos mapas acima apresentados, nota-se que a região onde se tem uma maior concentração de construções e de pessoas apresenta um núcleo de calor quando comparadas as áreas circunvizinhas. Nota-se que os valores de temperatura média de cada mês reduz devido a transição das estações durante o período estudado Verão, Outono e Inverno. Porém as maiores diferenças entre o ponto mais e o ponto mais quente estão registradas nos meses de Junho, Julho e Agosto.
il
No quesito altitude, no que se refere as médias mensais, é possível afirmar que esse fator não influenciou nos registros de temperatura, não havendo uma forte correlação.
Observou-se a identificação de núcleo de calor, em pontos mais afastados do centro do município, o que os tornam pontos interessante para pesquisas futuras, dando uma maior atenção para alguns fatores que possam vir a exercer influência nesse comportamento.
Destacou-se também que a presença da vegetação, exerceu um papel fundamental de amenizadora e controladora da temperatura, diferentemente dos materiais utilizados nas cidades, tais como asfalto, concreto, telhas de barro e de amianto, dentre outros, que tem como características uma maior absorção do calor. Além disso, a presença de brisas durante o dia, em zonas rurais, são mais constantes do que em ambientes urbanos, o que explica menores temperaturas em alguns pontos situados na zona rural.




Nenhum comentário:

Postar um comentário