O
TRABALHO DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA
Diego
de Oliveira Silvestre²; Ina Maria
Correia
Ferro de Lima²; Maria de Fátima Albuquerque Rangel Moreira³
Centro
de Ciências Exatas e da Natureza/Departamento de Geociências/PRODOCÊNCIA
O trabalho de campo é um recurso metodológico de ensino– aprendizagem que vem se
apossando do seu espaço oficial nas práticas curriculares da Geografia como um
dos instrumentos de maior interesse e produtividade no ensino da Geografia e na
formação do profissional da Geografia. Cabe
ressaltar que o trabalho de campo não deve ser visto como um fim mais sim com um
meio, para elucidar a teoria vista em sala de aula e elencar novas indagações
ao retornar a sala de aula. Ademais, outros valores de grande relevância são
acrescidos, como cooperação na realização de trabalhos em equipe, gosto pelo
estudo e pela investigação, desenvolvimento da sensibilidade e da percepção.
Estreitamento das relações professor–aluno e aluno–aluno e das relações entre
comunidade acadêmica e meio ambiente.
Disponível em:
http://www.prac.ufpb.br/anais/XIenexXIIenid/enid/prodocencia/trabalhos/Educacao/TrabCompOral/4CCENDPGPRODOC01.doc.
Vista parcial do bairro São Sebastião e Julia Molá - a partir do alto do Santa Clara |
Baixando os dados dos miniabrigos no bairro Coelhas - Viçosa-MG |
Manutenção em miniabrigo meteorológico no bairro das Coelhas - Viçosa-MG |
Miniabrigo no pátio da Igreja de Fátima - Viççosa-MG |
Vista parcial da área central de Viçosa-MG |
Miniabrigo no bairro das Coelhas - Viçosa-MG |
Discentes da Disciplina GEO 324 - Geografia e Clima Urbano |
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