segunda-feira, 11 de novembro de 2013

As estações do ano pelo Brasil e pelo Mundo...

"  Sabemos que as estações do ano são diferentes em cada lugar. Os habitantes do norte e nordeste do Brasil, por exemplo, não têm inverno com temperaturas baixas, por estarem próximos do equador, o que eles têm é a época das chuvas. Lá não há uma época específica para o aparecimento das flores ou colheita dos frutos. Quando olhamos no calendário e constatamos que é época de inverno, o que vemos nessas regiões é, por exemplo, os ipês todo coberto de flores, as plantas rasteiras conhecidas como "flor de São João", presentes nas fogueiras de festas juninas. Em maio e junho acontece a colheita do caqui, fruta muito apreciada na região sudeste. Em pleno outono, quando algumas árvores começam a perder as folhas, temos a florada da popular quaresmeira.
  O que isso mostra? Mostra que as estações não ficam bem definidas nas regiões equatoriais e tropicais. Observem num globo ou num mapa da Terra as regiões do planeta que ficam entre os trópicos.
  A maior parte do Brasil está nas regiões equatorial e tropical, mas a maior parte da população do planeta está em regiões entre os trópicos e os pólos, onde as estações adotam um comportamento diferente da que conhecemos e são mais parecidas com os períodos mostrados no calendário.
  Resumidamente podemos descrever as quatro estações nessas regiões. O inverno é marcado pela presença da neve, de uma paisagem que mostra árvores com aspecto de mortas e poucos animais. Na primavera essas árvores parecem ressuscitar cobrindo-se de folhas e flores e uma intensa camada de gramas e arbustos surge no solo como por encanto. Aves e animais que antes do inverno tinham migrado para regiões mais quentes em busca de alimentos, agora retornam para se alimentar da nova vegetação e procriar.     No verão ocorre o nascimento dos filhotes e as árvores frutíferas fornecem mais alimentos. No outono os filhotes já estão crescidos, a disponibilidade de alimentos diminui, as folhas das árvores começam a cair deixando as árvores quase nuas anunciando a chegada de um novo inverno. É nesse período que muitos animais partem novamente a procura de regiões mais quentes onde há mais alimentos, começando novamente os ciclos das estações, nas regiões entre os trópicos e os pólos. Em muitos filmes educativos como a série "Planeta Terra" é possível ver esses acontecimentos com muita clareza. "


Texto reproduzido de Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, disponível no link : 
http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte2.html 
Acessando o link acima você também terá contato com outros textos, além de atividades para você testar o seu conhecimento sobre o assunto!





Leia também!!!
1) Física e Arte nas Estações do Ano : http://www.relea.ufscar.br/num1/A2%20n1%202004.pdf

2) Características gerais das estações do ano no Brasil : http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/

3) Início das Estações do Ano nos últimos anos: http://www.simepar.br/site/internas/conteudo/meteorologia/estacoes_ano.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário