sábado, 9 de novembro de 2013

Supertufão nas Filipinas deixa mais de mais de mil mortos.

Filipinas é um vasto arquipélago (conjunto de Ilhas) localizado no Sudeste da Ásia, muito conhecido pela presença de Tufões, isso devido ao fato do país está localizado na região do Pacífico Ocidental, onde a presença desse fenômeno é muito comum, tão comum, que essa região recebe em média por ano um número de 20 (vinte) tufões.

Na última sexta-feira, dia 8 de Novembro de 2013, as Filipinas, foi alvo dos maiores tufões já registrados na história de sua região, o Haiyan, batizado como Yolanda pelas autoridades locais, o mesmo registrou ventos de 235 km/h e rajadas de vento de até 315 km/h.


A Cruz Vermelha das Filipinas, estima que mais de mil pessoas morreram na cidade de Tacloban e pelo menos outras 200 na província de Samar, regiões mais abaladas por um dos mais fortes tufões que atingiram o país.


A secretária-geral da Cruz Vermelha das Filipinas, Gwendolyn Pang, disse que os números vieram de relatos preliminares de equipes da Cruz Vermelha em Tacloban e Samar, entre as áreas mais devastadas atingidas pelo tufão Haiyan na sexta-feira.

"Estima-se que mais de mil corpos foram vistos flutuando em Tacloban como reportado por nossas equipes da Cruz Vermelha", ela disse à Reuters. "Em Samar, foram cerca de 200 mortos. A validação está a caminho".

Ela disse que esperava que um número mais exato viesse depois que uma contagem mais precisa de corpos em solo nestas regiões.

“Quase nenhuma casa ficou de pé nas regiões mais afetadas", afirmou Reynaldo Balido, porta-voz do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres.

Casas ficaram totalmente destruídas após o tufão na cidade de Tacloban

Antes da chegada deste último tufão às Filipinas, o 24º do ano, os meteorologistas tinham advertido que ele poderia ser mais devastador que o tufão "Bopha", que deixou cerca de mil mortos em 2012.

Após arrasar o centro e o sul das Filipinas, Haiyan se encontra no Mar do Sul da China e segue rumo ao Vietnã, podendo atingir o Laos, e o Sul da China, que já se preparam para enfrentar a tormenta.

Imagem fornecida pela Nasa mostra o supertufão Haiyan.

A força dos ventos converte Haiyan, de categoria 5, a mais alta, num dos ciclones mais violentos do mundo e que poderia ser o mais potente a tocar em terra em toda a história, segundo Masters.

 Casa é engolida por tempestade nesta sexta-feira (8), durante a passagem do Tufão Haiday pela cidade de Legazpi. 


Tufões, ou Ciclone tropical, como é conhecido pelos meteorologistas, é uma grande perturbação na atmosfera terrestre. É um sistema formado por grandes tempestades e é caracterizada por ser uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é ligeiramente maior do que suas vizinhanças. É uma área de baixa pressão atmosférica com uma circulação fechada de ventos e diferencia-se dos ciclones extratropicais por ter um núcleo quente e um centro bastante definido em sistemas mais intensos, conhecido como olho. A grande diferença de pressão atmosférica entre o centro do ciclone e suas vizinhanças, conhecida como força de gradiente de pressão, gera intensos ventos que podem ultrapassar 300 km/h em grandes ciclones. Seu giro característico, no sentido anti-horário no hemisfério norte e horário no hemisfério sul, é inicialmente causado pela força de Coriolis, e postergado pela energia liberada pela condensação da umidade atmosférica. Trovoadas e chuvas torrenciais estão frequentemente associados a ciclones tropicais. Formam-se costumeiramente nas regiões trópicas, aos arredores da Linha do Equador, onde constitui uma parte do sistema de circulação atmosférica ao mover calor da região equatorial para as latitudes mais altas. O ciclone tropical é movido pela energia térmica liberada quando ar úmido sobe para camadas mais altas da atmosfera e o vapor de água associado se condensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário