segunda-feira, 10 de março de 2014

Diamond revela como o Homem se «libertou» dos seus antepassados chimpanzés

Prémio Pulitzer, Jared Diamond escreveu uma das obras mais emblemáticas dos anos 90 sobre a origem da Humanidade. Passados cerca de 20 anos, «O Terceiro Chimpanzé – A evolução e o futuro do animal humano», editado pela Temas & Debates/Círculo de Leitores, continua a ser atual no século XXI como foi no século XX, muito devido a vasta visão e pontos de vista arrasadores apresentados pelo autor. Acima de tudo, Diamond condensa em «O Terceiro Chimpanzé» várias teses e teorias das mais diversas disciplinas que procuram reflectir sobre a origem da nossa espécie, oferecendo um livro multidisciplinar. No entanto, o autor nunca deixa de tirar as suas próprias conclusões, algumas bastante mais provocadoras.

O principal trunfo de Diamond é a sua inegável capacidade de síntese, mas principalmente a sua aptidão explicativa, algo realmente notável, mesmo abordando temas que tradicionalmente afastam o leitor comum. A origem da língua, a agricultura, as drogas, o sexo, o genocídio, o poder, a destruição do meio ambiente… Absolutamente nada fica por comentar por um autor formado em áreas tão distintas como fisiologia, biofísica, biogeografia, ornitologia, biologia evolutiva e linguística. Diamond procura essencialmente desvendar o percurso da Humanidade desde a sua origem, o caminho que trilhámos para sermos o que somos hoje.

Em «O Terceiro Chimpanzé – A evolução e o futuro do animal humano» é-nos apresentado como o Homem se “libertou” dos seus antepassados chimpanzés, com quem partilhamos 98% do nosso ADN. O que fez com que nós tenhamos dado o «Grande Salto», principalmente após partilharmos durante milhões de anos os mesmos “costumes”.

Esta evolução tem um preço e Diamond mostra a sua preocupação com o futuro da Humanidade. A questão ambiental é um tema recorrente ao longo do livro e o norte-americano não esconde o seu temor. A superpopulação, a falta de recursos naturais, as alterações climáticas, etc. Diamond mostra-se de certo modo pessimista com aquilo que aí vem, embora acredite (pelo menos em 1992, altura do lançamento do livro) que ainda há esperança para a Humanidade. Portanto, entre o ontem, o hoje e o amanhã, Diamond apresenta uma obra realmente deslumbrante. De referir que foi publicada uma nova edição em 2006, com três notas do próprio autor que a Temas & Debates/Círculo de Leitores apresenta como Posfácio. Para os interessados, também disponível na mesma editora «O Mundo Até Ontem - O que podemos aprender com as sociedades tradicionais?»


Nenhum comentário:

Postar um comentário