terça-feira, 29 de abril de 2014

El Niño chegando em 2014?

O padrão climático El Niño / La Niña que, alternadamente, aquece e resfria o Pacífico tropical oriental é o gorila de 800 quilos de sistema climático da Terra. Em uma escala global, nenhum outro fenômeno único tem uma influência maior sobre se um ano será mais quente, mais frio, mais úmido ou mais seco do que a média. Naturalmente, então, os ouvidos dos meteorologistas sazonais e gestores de recursos naturais em todo o mundo se animou de volta no início de março, quando Centro de Previsão Climática da NOAA emitiu um "El Niño Watch".

O "relógio" significa que as condições oceânicas e atmosféricas no Oceano Pacífico tropical são favoráveis ​​para o desenvolvimento do El Niño nos próximos seis meses. Esses mapas revelam um dos mais significativos desses sinais favoráveis: a profunda piscina de água morna correr para o leste ao longo do equador desde o final de janeiro.

Os mapas mostram uma visão transversal da temperatura média de cinco dias no top 300 metros * do Oceano Pacífico em meados de fevereiro, meados de março, e no meio da abr 2014 em comparação com a média de longo prazo (1981-2010).

A piscina de água morna estava à espreita, no Pacífico ocidental em meados de fevereiro, mas mudou progressivamente para leste nos dois meses seguintes. Em meados de abril, a água excepcionalmente quente estava perto de romper a superfície no leste do Pacífico fora da América do Sul. NOAA declara El Niño em andamento quando a temperatura média mensal no leste do Pacífico é de 0,5 ° Celsius ou mais acima da média.

Tais águas superficiais quentes são incomuns no Pacífico oriental, porque a direção do vento predominante nos trópicos é de leste a oeste: da América do Sul para a Indonésia. Os ventos de leste se acumulam as águas superficiais aquecidas pelo sol no oeste do Pacífico, como rajadas de vento construir neve em desvios. Nível médio do mar é literalmente maior no Pacífico ocidental do que no Pacífico oriental.

À medida que a água de superfície quente é empurrado para oeste pelos ventos predominantes, água fria das profundezas do oceano sobe à superfície perto da América do Sul. Águas gradiente-quente esta temperatura ao redor Indonésia e águas mais frias ao largo América do Sul-dura apenas enquanto os ventos de leste estão soprando.

Se esses ventos vão folga ou sentido inverso, no Pacífico ocidental, a piscina de água quente em torno Indonésia é liberado e começa a chapinhar lento em direção a América do Sul. A chapinha é chamada de onda Kelvin. Se a onda Kelvin tem um forte impacto sobre as águas de superfície no Pacífico Central e Oriental, a seguir pode ajudar a mudar a circulação atmosférica e desencadear uma cascata de efeitos secundários climáticas que repercutem em todo o mundo.

Será que as chances de um aumento evento El Niño ou diminuir como chega o verão? Como pode um padrão climático tem um efeito tão poderoso em tempo longo? Para obter respostas para estas e outras perguntas, mantenha-se atento para um novo blog planejado para lançamento em Climate.gov nas próximas semanas. Produzido por cientistas do Centro de Previsão do Clima da NOAA e do Instituto Internacional para o Clima ea Sociedade de Pesquisa, o blog vai acompanhar o desenvolvimento de El Niño a partir da perspectiva dos cientistas no centro de previsão do clima operacional dos Estados Unidos.
Fonte: Site do NOAA

Temperatura da água em profundidade em fevereiro-2014, no oceano pacífico.

Temperatura da água em profundidade em março-2014, no oceano pacífico.
Temperatura da água em profundidade em abril-2014, no oceano pacífico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário