sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Chuvas no oeste da região sul do Brasil

Clipping - met sul

Depois do último fim de semana de 2014 com muita chuva e temporais no Estado do Rio Grande do Sul, o que trouxe estragos e uma morte, o Rio Grande do Sul voltou a experimentar tempo severo no período da virada do ano com muita chuva e temporais, como alertávamos. O último dia de 2014 teve alternância de sol e chuva isolada na Capital e no Litoral Norte, mas à noite o tempo estava bom na hora da virada. No Norte e no Noroeste do Estado, entretanto, a mudança de ano foi de muita chuva e temporais pela formação de um complexo convectivo de mesoescala que trouxe acumulados de chuva muito altos de 100 a 150 mm (média de chuva do mês inteiro) em diversas cidades destas regiões em curto período, o que causou alagamentos.

No primeiro dia do ano, exatamente como alertado, a chuva se generalizou pelo Estado e foi intensa com temporais em várias regiões. Ontem à noite, quase 300 mil pessoas estavam sem luz em suas casas no Rio Grande do Sul por conta das tempestades que avançavam pelo Estado acompanhando frente fria. Houve alagamentos em várias cidades. Em Rio Grande e no Chuí as ruas foram tomadas pelas águas. Rio Grande teve 70 mm ou dois terços da média de chuva mensal em seis horas.

No Oeste os temporais vieram com vento e chuva forte a intensa, o que deixou cidades sem luz e com queda de árvores. Violento vendaval de 132 km/h atingiu Santa Rosa no começo da noite com registros de muitos estragos na cidade que ficou toda sem luz. Houve queda de grande número de árvores e dezenas de destelhamentos de residências em Santa Rosa. Vendavais trouxeram problemas em outras cidades do Norte e do Noroeste. O desabamento de um galpão causou a morte de 16 vacas no interior de Santo Cristo. Em Independência, a ERS 342 ficou interrompida no trecho em direção a Catuípe. Diversas árvores de grande porte caíram e obstruíram a rodovia. Em São Luiz Gonzaga, uma árvore caiu sobre um veículo, mas ninguém ficou ferido. No interior de São Luiz, a chuva no primeiro dia do ano chegou a 200 mm. Em Dezesseis de Novembro a chuva passou dos 200mm. Na localidade de João de Castilhos a chuva alagou a estrada. O Rio Piraju, na ERS-168, subiu muito. Em Crissiumal, a chuva de até 230 mm da virada do ano causou alagamentos e chegou a derrubar cabeceira de ponte com arroios e córregos transbordando. Já em Três de Maio, dezenas de árvores caíram sobre rodovia.


Dia virou noite mais cedo em Ijuí com a chegada do temporal ontem – Fabiano Bernardes/Rádio Progresso 

Nuvem arco acompanhou a chegada do temporal na tarde do dia 1º em São Borja – Renato Dorneles



Nenhum comentário:

Postar um comentário