quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Workshop Internacional debaterá o armazenamento da água da chuva no semiárido brasileiro


Composto por uma área que abrange 969.589,4 km², o semiárido brasileiro compreende a maior parte do território de oito estados do nordeste e o norte de Minas Gerais, regiões com índices de desenvolvimento humano abaixo da média nacional e marcadas pelo déficit hídrico. Entre os anos de 2012 e 2013 o semiárido nordestino sofreu a pior seca dos últimos 50 anos, conforme constatou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência das Nações Unidas especializada em monitorar eventos climáticos.

Diante desse fator, debater o fenômeno natural das secas e buscar alternativas que minimizem a problemática das estiagens e consequências socioambientais são objetivos que serão discutidos durante o II Workshop Internacional Sobre Água no Semiárido Brasileiro, evento que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2015, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande-PB.

Promovido pelo Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP) com apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas (UACA), o workshop tem por temática “Água das chuvas: captação, armazenamento e distribuição” e foca na promoção de um fórum para debater possíveis soluções para a problemática da captação, armazenamento e distribuição da água.

A programação do II WIASB foi delineada de modo a possibilitar uma ampla participação nas atividades como conferência, mesas redondas, palestras e apresentação de trabalhos na modalidade pôster. Além disso, o evento terá a participação de profissionais renomados.

Podem participar profissionais da grande área geociências, que inclui meteorologia, climatologia e sensoriamento remoto, professores/pesquisadores, estudantes dos três níveis - graduação mestrado e doutorado – defesa civil, autoridades, e demais interessados.

Site:http://www.aguanosemiarido.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário