segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Furacão Joaquin

A Nasa divulgou, na última sexta-feira (2/10/2015), uma foto capturada do espaço que mostra a chegada do furacão Joaquín às Bahamas, na costa do Caribe. A imagem foi feita pelo astronauta Scott Kelly, que está a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional, em português).

"O furacão Joaquín é extremamente perigoso. Ele se move lentamente a noroeste enquanto atinge as ilhas do centro das Bahamas, que continuará sofrendo o embate nesta sexta-feira”, advertiu o Centro Nacional de Furacões (NHC) americano em seu boletim das 12h GMT (09h de Brasília).

Joaquín é considerado um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, de máximo 5, o que quer dizer que seus potentes ventos de 215 km por hora e rajadas mais violentas podem provocar grande destruição.

As Bahamas, arquipélago turístico do Atlântico próximo ao estado americano da Flórida, suporta desde quinta-feira os ventos e as chuvas de Joaquín, que se prolonga até novembro.

Algumas ilhas sofreram inundações de magnitude, mas não há registro de vítimas, disse o capital Stephen Russell, da agência de emergências das Bahamas, citado pelo jornal Tribune 242.

Os meteorologistas esperam que nas próximas horas comece um movimento mais rápido ao norte paralelamente à costa leste americana. O NHC advertia para inundações costeiras de até três metros e chuvas de mais de 600 mm em algumas zonas das Bahamas. O governo suspendeu as atividades e as aulas nas escolas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário