sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Mineração Trágica!!!!

No distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, duas barragens — Fundão e Santarém — da mineradora Samarco se romperam na tarde desta quinta-feira (5/11/2015) em Mariana, município localizado a 100 quilômetros de Belo Horizonte, na região central de Minas Gerais. 
Conforme informações da Defesa Civil, há pessoas mortas, soterradas e ilhadas no distrito de Bento Rodrigues — região mais afetada pela enxurrada de lama contaminada com rejeitos de mineração que tomou conta da área com cerca de 600 moradores. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, algumas pessoas estão soterradas e outras ilhadas. A Prefeitura de Mariana informou que o distrito está sendo evacuado e os moradores são orientados a irem até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos. Várias casas foram alagadas.De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas. A Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais afirmou que o acidente é "uma catástrofe" e enviou para o local membros do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais para acompanhar o caso.
A tragédia deve se transformar na mais grave na área ambiental do Estado.
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse que há 14 desaparecidos e todos são trabalhadores que estavam na barragem.
Estima-se que cerca de 200 moradores estavam em Bento Ribeiro quando a lama atingiu o distrito. Segundo o promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, a situação na região é catastrófica.
— Ainda não há condições de saber o número total de mortos
— A lama desceu como uma grande enxurrada, arrastando tudo, levando porcos, bois, gente e carro. Não tinha nada que resistisse. Teve casa que não sobrou parede.










Nenhum comentário:

Postar um comentário