domingo, 20 de março de 2016

Tinta Térmica

Em mais um esforço que pode ajudar a conter o avanço do aquecimento global, a Agência Espacial Norte-Americana, Nasa, desenvolveu uma tinta à base de água e microesferas ocas de vidro capaz de reduzir a temperatura e o consumo de energia dentro das residências. A tinta térmica é uma solução de custo relativamente baixo utilizada nas obras de isolamento térmico.

Os telhados revestidos com o material reduzem em até 60% o consumo de energia elétrica utilizada para refrigerar casas, prédios, indústrias e estabelecimentos comerciais. Ou seja, ambientes fechados comuns das cidades, mas que, com a pintura, não precisaram contar com os aparelhos de ar-condicionado.

O projeto foi inicialmente desenvolvido para ser aplicado em aeronaves espaciais, navios e tubulações, a fim de diminuir o calor dentro dessas estruturas. No entanto, cientistas perceberam que essa poderia ser uma alternativa barata e eficiente para ser comercializada de uma maneira geral. Desde o ano passado, a tinta tem ficado cada vez mais popular.




Nenhum comentário:

Postar um comentário