domingo, 13 de julho de 2014

Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública decretada para o Rio Grande do Sul

Brasília - A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional reconheceu estado de calamidade pública nos municípios de Barra do Guarita e Iraí, no Rio Grande do Sul e situação de emergência em 124 cidades do estado. Com esse reconhecimento, as prefeituras têm prazo de dez dias para entregar a documentação detalhada do plano de reconstrução para que o repasse de recursos federais seja acelerado. A portaria foi publicada hoje (10/7/2014) no Diário Oficial da União.

Segundo o governo estadual, o reconhecimento federal vai agilizar o repasse de cerca de R$ 10 milhões. No dia 11/7/2014, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, foi realizada uma reunião entre representantes do governo do estado e das prefeituras das cidades atingidas para serem instruídos sobre o preenchimento do formulário de levantamento das demandas do município.

Chega a 157 o número de municípios afetados pela chuva no Rio Grande do Sul, dos quais 131 estão em estado de emergência. Segundo o mais recente boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado hoje (10), 18.176 pessoas ainda estão fora de casa. Ontem, eram 18.391. No norte do estado, uma das regiões mais atingidas, os moradores estão começando a voltar para as residências.

A Defesa Civil contabiliza 16.905 pessoas desalojadas, que estão em casas de parentes e amigos, e 1.271 em abrigos públicos.

Os temporais causaram duas mortes: de José Lindomar da Silva, em Jacutinga, e Eracildo Luiz Assmann, 56 anos, em Arroio do Tigre. Paula Thon, 23 anos, continua desaparecida em Arroio do Tigre, onde os bombeiros fazem buscas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão do tempo no estado até sábado (12/7/2014) é parcialmente nublado, com ventos fracos a moderados. No domingo (13/7/2014), o tempo será nublado com pancadas de chuva no centro, oeste e sul gaúchos.

Mas para além do Rio Grande do Sul, veja este mapa produzido pela folha de são paulo, mas com dados do IBGE para 5 anos. Tire suas conclusões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário