Os Jogos no Ensino de Geografia
Atividade desenvolvida pela Bolsista do PIBID
Mábia Bárbara
Floresta Batista
O
presente projeto tem como finalidade a utilização de jogos como forma
alternativa para o ensino de geografia. Os jogos pedagógicos são ao mesmo tempo
lúdicos e validos numa variedade de contextos de aprendizagem e oferecem um
contato simulado com a realidade. Este instrumento possibilita um ambiente
descontraído e vivo, pois motiva os estudantes a concentrarem seus esforços
para atingir metas. Os jogos podem ser adaptados para
aplicação de conceitos trabalhados, como reforço e avaliação de uma forma não
tradicional, neste os alunos são sujeitos ativos no processo de ensino/aprendizagem. Eles também
tornam as aulas mais dinâmicas contribuindo para motivação dos alunos.
“Os jogos e as
atividades têm por objetivo a interação do aluno, precisam ir além do processo
de avaliação, devendo ser utilizados
como desenvolvimento intelectual do mesmo. Sendo assim, por meio da utilização dos jogos no processo
de ensino, a atividade pode torna-se mais interessante, atraindo o aluno e
provocando o individuo.” (SOUZA E YOKOO, 2013)
Os
jogos tendem tornar o ensino de geografia mais eficiente e dinâmico por
proporcionar técnicas que permitem desenvolver as habilidades dos alunos,
entretanto o jogo deve ser baseado em pesquisas e investigações, sendo o papel
do professor essencial no planejamento e seleção dos conteúdos a serem
trabalhados, pois as atividades lúdicas (jogos) devem ser aplicadas com uma
funcionalidade, não apenas para distrair os alunos. Outro aspecto importante é
respeitar o tempo de aprendizagem de cada estudante, ou seja, o tempo que cada
um leva para assimilar o conteúdo.
Segundo
Verri e Endlich (2009), ”Especialmente quanto ao ensino de Geografia, têm sido
constantes os registros acerca das grandes dificuldades em o que ensinar e como
ensinar a Geografia. Em meio a problematização que se encontra, uma das
primeiras a ser assinalada consiste em lembrar como essa dificuldade ocorre
pelo fato da Geografia surgir de uma concepção descritiva agravada no cotidiano
escolar pelo descompasso que existe entre o avanço da Geografia como campo
científico e a atualizante lenta, insuficiente dos livros didáticos”.
A partir de então devemos buscar
formas alternativas para o ensino, não somente de geografia, mas de todas as
disciplinas escolares, aprendizagens que irão além do que os livros didáticos,
o quadro e o giz proporcionam, somente assim poderemos ultrapassar as barreiras
da sala de aula e aprender de forma mais prazerosa e dinâmica.
Objetivo
geral:
Desenvolver
uma metodologia baseada no “jogo da velha” para o conhecimento geral dos
aspectos a respeito do surgimento da industrialização na Europa e a industrialização
tardia dos países da América Latina. Proporcionando aos alunos, de forma
dinâmica e lúdica, a revisão de tais conteúdos.
Objetivos específicos:
·
Constatar
as dificuldades enfrentadas pelos professores e estudantes no processo de
ensino/aprendizagem sobre o processo de industrialização;
·
Possibilitar
que os estudantes obtenham conhecimento do processo de industrialização Europeu
e também na América Latina;
·
Desmistificar
a culpa da não contribuição dos conteúdos para o efetivo desenvolvimento do
conhecimento;
·
Comprovar
o problema da utilização de metodologias inadequadas na perspectiva tradicional
do ensino desta ciência;
·
Valorizar
o conhecimento básico e especifico ocorridos no Brasil e no mundo;
·
Refletir
sobre metodologias desenvolvidas por professores em sala de aula a respeito da
temática proposta neste trabalho;
·
Contribuir
para o desenvolvimento de uma nova perspectiva metodológica que possa ser usada
no ensino de Geografia;
·
Desenvolver
uma melhor coordenação motora, ativar o raciocínio lógico e melhorar as
habilidades na tomada de decisões.
Desenvolvimento
A
atividade baseou-se em desenvolver a relação ensino/aprendizagem através do “jogo
da velha” uma “brincadeira” bem antiga, mas muita interessante para auxiliar no
ensino de geografia. O exercício lúdico foi desenvolvido na Escola Estadual Dr.
Mariano da Rocha, localizada na cidade de Teixeiras-Mg, nas turmas de 6º e 8º
ano do ensino fundamental. A sala foi divida em 6 grupos de 5 alunos
aproximadamente, depois de montarem os grupos foi explicado o funcionamento do
jogo, que se deu da seguinte forma:
Objetivo: proporcionar aos alunos de forma dinâmica e lúdica
a revisão dos conteúdos sobre a industrialização na Europa e na America Latina.
Material utilizado: nove cartolinas, tesoura cola, régua
e papel cartão.
Passo a passo: Medir as
dimensões da cartolina 35 cm X 38 cm.
Em seguida dividir a cartolina em 9
partes iguais, e enumera-las de 1 a 9, aderindo um número a cada parte.
Fazer um molde do X e do O, que
simbolizará cada jogador.
Formular 09 perguntas referentes ao
tema da revisão da aula: Industrialização.
Regra: Inicialmente formaram-se
as equipes, a equipe do X e a equipe do O.
A equipe que iniciou o jogo (decisão
feita através de par ou impar) escolheu o quadrado que desejava marcar o seu
símbolo e então o controlador do jogo (professor) fez a pergunta correspondente
ao número do quadrado, a equipe que acertou marcou o símbolo, já a equipe que errou
passou sua vez à outra equipe, sem obter pontuação. A equipe que primeiro
marcou a sequência de três símbolos ganhou o jogo.
Considerações finais
Os jogos são instrumentos valiosos para
o ensino, pois podem ser utilizados como ponto de partida para a construção do
conhecimento, possibilitando o desenvolvimento de conceitos e juízos. Os mesmos
podem ser retirados do cotidiano, de experiências acumuladas e de situações
pensadas e construídas pelo próprio aluno. Dessa forma, o emprego de jogos na
sala de aula possibilitará a criação de um clima prazeroso de estudo, tanto
para o estudante quanto para o professor. A sua utilização na Geografia deve
ser muita bem vista, pois ajuda no aprendizado de conteúdos pertinentes com
esses exercícios de conhecimento. Além de possibilitar que os alunos se posicionem
de maneira crítica, responsável e construtiva, no posicionamento para resolução
de seus problemas cotidianos.
Referências bibliográficas
VERRI. Juliana Bertolino;
ENDLICH. Ângela Maria. A utilização de Jogos aplicados a Geografia.
Revista Percurso – NEMO, Maringá, v.1, n.1, p.65-83, 2009.
SOUZA, I. F ;YOKOO, S. C. Jogo lúdico no ensino de geografia. Publicado
em 2009. Disponível em < http://www.fecilcam.br/nupem/anais_viii_epct/PDF/TRABALHOS-COMPLETO/Anais-CET/GEOGRAFIA/IFSouzatrabalhocompleto.pdf
>. Acesso em 14 de novembro de 2016.
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