domingo, 7 de novembro de 2010

Ainda persiste a ZCAS

Desde o dia de finados (2/11/2010), se identificou o início da formação da ZCAS. E na análise sinóptica do CPTEC das 00Z do dia (06/11), observa-se entre o MS e SP uma área de baixa pressão indicada por um cavado e que reflete o aprofundamento de um cavado baroclínico, observado na coluna troposférica. Uma onda frontal tem seu ramo frio entre o sul de SP e o norte do PR e está acoplada a outro sistema frontal em oclusão sobre o Atlântico com um ciclone de 1000 hPa em 43S/50W. A sul deste sistema, uma área de alta pressão atua alongada zonalmente entre os paralelos 50 e 60S, mantendo o padrão de bloqueio. A Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), apresenta-se enfraquecida, atuando na altura do Sudeste do Brasil com valor pontual de 1021 hPa. A Alta Subtropical do Pacífico Sul (ASPS), tem valor pontual de 1025 hPa por volta de 31S/80W alongando-se até o centro-sul do Chile. Uma frente fria é observada no Pacífico sul, a sul de 48S e próxima a costa sul do Chile. Outro sistema frontal atua a noroeste deste. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), segue oscilando entre 8 e 10N no Atlântico e no Pacífico. A repercussão desse sistema para a região da Zona da Mata é o aumento da nebulosidade, associada a pancadas de chuvas fortes, intercaladas por chuvas brandas, porém constantes.
Como a Zona da Mata viveu recentemente uma estiagem prolongada, os solos estavam muito secos, e a umidade antecedente por sua vez, muito baixa. Por conta disso, não foram registrados estados de emergência em nenhum município, assim como odeslizamentos de terra. Contudo, em Aimorés-MG, entre às 9h da manhã da segunda-feira (01/11) e 9h de terça-feira (02/11), a estação do INMET em Aimorés-MG, divisa com o estado do ES, registrou o acumulado de chuva de 108 mm, enquanto a climatologia para todo o mês de novembro nesta localidade é de 211,5 mm. A causa da chuva é a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Fonte: CPTEC.

Para o dia 8 (segunda-feira) o SIMGE fez uma previsão de que a frente fria avança em direção ao Espírito Santo, mas ainda deixará o tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva, em algumas áreas de Minas Gerais. No Noroeste, Norte, Centro e Leste o tempo deverá ficar parcialmente nublado com pancadas de chuva no período da tarde e noite. No Triângulo tempo parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva isolada. Nas demais áreas o tempo ficará com predomínio de sol e ligeira variação de nuvens no decorrer do dia.

As temperaturas permanecerão estáveis em grande parte de Minas Gerais.Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o céu ficará com sol entre nuvens e são esperadas pancadas de chuva no período da tarde. As temperaturas deverão variar entre 18 ºC, durante a madrugada e 25 °C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário