sábado, 13 de novembro de 2010

Trabalho de campo - Geo 324 Parte II

Boa noite, galera!!!


De acordo com a previsão de ontem, realizada pelo CPTEC, o dia na cidade do Rio de Janeiro continuou nublado e com a ocorrência de chuvas esparsas ao longo do dia, mais precisamente, em três momentos. Logicamente, as mensurações termohigrométricas foram comprometidas, porém, diferente da preocupação dos trabalhos que abordam o campo térmico, procuramos, mesmo em condições adversas procurar verificar se os elementos urbanos (densidade de urbanização, localização e circulação de veículos) ainda sob forte influência das condições de tempo influenciadas pelo sistema extra-tropical, que aumentou a nebulosidade, que apresentava nuvens do tipo: cumulos, stratus-cumulos, alto-cumulos e cumulos.
Mas, de acordo com os afazeres dos alunos da disciplina Geografia e Clima Urbano (GEO 324), a experiência da aplicação dos questionários sobre a percepção do tempo/clima no bairro de Copacabana. Segundo a narrativa das experiências, podemos verificar a desconfiança da população carioca em conceder entrevista ao estudantes. Isso espantou a todos, pois a imagem do carioca boa praça e bon vivant caiu por terra, por conta de alguns transeuntes que chegaram a ignorar a presença dos acadêmicos, no momento da abordagem. Porém, cabe registar o agradecimento aos pescadores, porteiros e auxiliares de limpeza, trabalhadores que sustentam e dão vida ao mito de Copacabana. A eles os nossos agradecimentos e mais sinceros abraços por compartilharem um pouco de suas experiências de vida e acrescentar a vida de todos os graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal de Viçosa-UFV.
Ficaremos por aqui, hoje, prometendo comentar mais sobre esse dia, mas gostaríamos de apenas registar essa impressão e agradecimento a todos que trabalharam maravilhosamente, atingindo o objetivo do nosso trabalho de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário