sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Trabalho de Campo - GEO 324 - Parte I

Boa noite, galera.

Hoje foi realizado o primeiro dia de trabalho de campo da disciplina Geografia e Clima urbano - GEO 324, coordenada pelo Professor Edson Soares Fialho (DGE/UFV). O objetivo do mesmo é observar, mensurar e analisar a influência do sítio litorâneo sobre um ambiente de alta taxa de urbanização, que no caso é o babirro de Copacabana. Mas o dia de hoje ficamos na observação da cidade, a partir do maciço da Tijuca. O primeiro posto de observação foi o mirante da Vista Chinesa, que possibilitou a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas ao fundo cercado ao lado pelo cordão arenoso, próximo do lado direito da foto, onde se localiza os bairros do Leblon e Ipanema.

Além de podermos discutir a influência da circulação local (brisas) associada a circulação secundárias (avanço de sistemas extra-tropicias) foi possível elaborar algumas hipóteses para ser verificada amanhã, quando faremos um monitoramento do campo termohigrométrico, no bairro de Copacabana, distribuídos ao longo de 7 pontos fixos (9:00 às 18:00 horas), associado a medidas móveis.

Embora a frente fria, tenha chegado a cidade do Rio de Janeiro, tenha provocado chuvas na madrugada da quarta-feira para quinta-feira, o tempo na sexta-feira, continuou fortemente nublado, apesar de não registrar chuva significativa. Logicamente, que essa condição não será favorável a observação do campo térmico, na medida em que, as observações de campo tendem a ser mais homogêneas no espaço, porém, como as observações procuram as condições de tempo estável e pouca nebulosidade, não temos a confirmação dessa possibilidade, até mesmo porque poucos levantamentos são realizados em condições de tempo nubaldo e com vento.

Dando prosseguimento as nossas observações da cidade, a partir do maciço da Tijuca, nos direcionamos pela estrada do açude até o seu final, a afim de observvar o cordão arenoso da Baixada de Jacarepaguá, donde se permite visualizar os bairros da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Por hoje, ficamos por aqui, mas amanhã iremos trazer as notícas da mensurações de campo e da impressão das entrevistas que os graduando realizarão com a população transeunte de Copacabana.

Sauuações Geográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário