quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ENANPEGE-Goiânia-2011-Parte II

No dia 12 de outubrbo de 2011, ocorreu no auditório da FAV, no IESA-UFG, a mesa redonda intitulada Convergências e Divergências na produção do espaço da América Latina, cujo Professor Jorge Ramon Montenegro Gómez (UFPR) coordenou os trabalhos, com os demais colegas como a Professora Maria Monica Arroyo (USP), juntamente com o Professor Bernardo Mançano Fernandes (Unep-Presidente Prudente). Infelizmente, o Professor Carlos Walter Porto Gonçalvez (UFF) não compareceu.


Ao longo das falas apresentadas pode se ter uma ideia da atual condição de construção do espaço latino americano. Durante a primeira fala desenvolvida pela Professora Maria Monica Arroyo nos colocou a necessidade de se pensar geograficamente e que esse mesmo pensar nos exigiria pensar em não apenas em substratos materiais vaxios e inertes , mas em superfícies sendo usadas por diferentes agentes com diferença de força e poder, com diferente capacidade de usufruir e controlar a base material e definir e regular a base normativa e política.


Já na fala do Professor Bernardo nos coloca que os paradigmas se materializam através das ações coletivas e individuais. A partir daí definiu que existem dois paradigmas existentes que representam diferentes posturas das diversas instituições. A primeira denominada de paradigma da questão agrária , tem como porto de partida as lutas de classe para explicar as disputas territoriais e suas conflituidades. Já o paradigma do capitalismo agrário as desigualdades geradas pelas relações capitalistas são um problema conjuntural e pode ser superado por meio de políticas que possibilitem a integração do agricultor de base familiar ao mercado capitalista.


A mesa gerou muitas questões da platéia e foi bastante furtífera a discussão acerca da temática, que cada vez mais coloca a questão do conflito produzido pelos grandes investimentos de integração econômica do continente.


Professora Maria Monica Arroyo (USP)

Professora Maria Monica Arroyo (USP)


Professor Bernardo Maçano (Unesp-Presidente Prudente)

Professor Jorge Ramon (UFPR) coordenador da Mesa redonda


Mesa Redondda convergências e Divergências na produçãodo espaço da América Latina, durante a realização do IX ENNPEGE, realizado na cidade de Goiânia entre os dias 8 e 12 de outubro.

Fotos - Bioclima (12-10-2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário