segunda-feira, 27 de julho de 2015

Chuva de granizo causa transtornos em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, choveu granizo na tarde desse domingo (26). De acordo com a Defesa Civil Municipal, foram registrados cinco alagamentos, cinco destelhamentos, quatro quedas de muros, uma queda de árvore e diversos chamados por falta de energia.

O temporal atingiu a cidade entre 16h e 17h. O bairro Grama foi o mais atingido pela chuva, com registro de 85 milímetros. Nos bairros Filgueiras e Centro choveu 35 mm. Seis orientações técnicas foram feitas e uma família levada para a casa de parentes por ricos de desabamento.

Apesar dos estragos, parte dos moradores da cidade aproveitaram o fenômeno para se divertir nas ruas, que ficaram cobertas de branco durante alguns minutos.

Equipes do órgão ainda trabalham em levantamentos na manhã desta segunda-feira (27). Ninguém se feriu. A meteorologia informou que ainda pode chover fraco na região da Zona da Mata.

De acordo com o 5º Distrito de Meteorologia, foram registrados 15 milímetros de chuva no dia. O geógrafo Thiago Oliveira Santos explicou que a temperatura amena do inverno favoreceu que os cristais de gelo formados nas nuvens caíssem.

Foram registrados destelhamentos de casas e quedas de muros. Um balanço parcial da Defesa Civil indica que pelo menos 13 vistorias foram realizadas. Houve ainda queda de árvores no Bairro Grama. Boa parte da região Nordeste de Juiz de Fora teve interrupção da energia elétrica durante a noite.

Condições favoráveis
O geógrafo Thiago Oliveira Santos, especialista em climatologia, disse que as condições climáticas favoreceram a ocorrência do granizo. “Havia uma área de baixa pressão se deslocando pelo litoral da região Sudeste. Com a concentração de umidade atingindo altas altitudes, as nuvens alcançaram o ponto de congelamento. As nuvens de tempestade se formaram e, ao descerem e se depararem com temperaturas amenas, os cristais de gelo conseguiram chegar ao solo”, explicou.

O especialista disse ainda que o impacto nos bairros na região Norte pode ser por causa do local onde a nuvem de tempestade se formou. “Ela estava mais concentrada na região. À medida que a nuvem deslocou, foi abrandando e perdendo força. Também caiu granizo em bairros da região Leste, mas não com a mesma intensidade.”

Falta de energia
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou em que a chuva afetou integralmente o sistema elétrico em alguns pontos da cidade. Os bairros da região Norte e Nordeste foram os mais prejudicados. No total, 30.940 clientes ficaram sem energia por cerca de três horas.

A empresa disse que até o momento, 87% dos clientes já tiveram o fornecimento de energia regularizado. A previsão é que todo o circuito seja normalizado até o final desta segunda- feira (27).



Nenhum comentário:

Postar um comentário