domingo, 26 de julho de 2015

Tufão Nangka

A passagem do tufão Nangka, o décimo primeiro da temporada que atingiu a costa Pacífico do Japão na semana passada, provocou prejuízo da ordem de 10 milhões de dólares americanos por conta da mortandade de cerca de onze mil atuns de um criadouro marinho na província de Wakayama. O tufão atingiu o sudoeste do arquipélago na noite do dia 16 de julho, avançando lentamente para norte, o que contribuiu para maior duração de ventos fortes e mar agitado, acompanhada de chuvas torrenciais. O levantamento preliminar do governo da província indica ainda destruição de cerca de 2 hectares de pomares de citricultura e uma extensa área de cultivo de arroz que estava pronto para a colheita, elevando o total de prejuízos para quase 20 milhões de dólares. 



O Nangka, 11º tufão da temporada, está levando ventos fortes e chuvas torrenciais em vastas áreas da região oeste do Japão desde que tocou o solo na noite de quinta-feira (horário local). De acordo com a emissora pública NHK, o tráfego aéreo foi amplamente interrompido e cerca de 360 mil pessoas receberam alerta de evacuação em várias localidades nas regiões sudeste e oeste.

O tráfego aéreo na região foi amplamente interrompido. A Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) informou que o Nangka foi rebaixado de tufão para tempestade tropical depois que desceu em terra firme às 23h locais desta quinta-feira na província de Kochi, localizada na ilha de Shikoku, no sudeste do Japão.



Segundo o último boletim da Agência, Nangka se dirige agora para o norte, a 20 quilômetros por hora, cortando o oeste do país, com ventos de até 144 quilômetros por hora. Em algumas áreas de Shikoku e da Península de Kii, mais de 500 milímetros de chuva já caíram em menos de um dia.

A partir das 05h locais de sexta-feira, cerca de 360 mil pessoas em nove prefeituras foram aconselhados a procurar abrigos alternativos. Autoridades locais informaram que 31 pessoas em 13 províncias ficaram feridas e duas morreram.

A Agência Kyodo informou que 217 voos foram cancelados na quinta-feira (16) e mais 126 voos na sexta-feira (17). A Agência Meteorológica alerta para mais chuvas torrenciais, deslizamentos de terra e inundações, bem como maremotos no sudeste e oeste do arquipélago japonês, com previsão de atingir a região norte na noite de sexta-feira.

Fontes: NHK News English / Agência Kyodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário