segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Planeta tem quase 23 mil espécies de animais e plantas em risco de extinção

RIO— A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) divulgou nesta terça-feira que existem 22.784 espécies de plantas e animais em risco de extinção. Segundo a organização, espécies como o leão, caranguejo das cavernas e o leão-marinho da Nova Zelândia estão entre as que correm perigo de desaparecer.

A IUCN parabenizou os avanços relacionados à preservação de algumas espécies como o lince ibérico e o lobo-marinho de Guadalupe, mas destacou que esses ganhos foram ofuscados pelos maus resultados em relação a outras.

A entidade chama atenção para o caso do leão que está em risco mesmo em locais que historicamente foram vistos como refúgio como o leste da África. De acordo com a organização, a caça e o comércio de ossos, utilizados na medicina africana e asiática, são alguns dos fatores que contribui para a subpopulação de leões, classificados como “criticamente em perigo”.

Além dos leões, uma espécie de caranguejo encontrada em uma caverna de Bali também foi colocada no status “criticamente em perigo”. A IUCN relata que o turismo na região e os rituais religiosos que acontecem no habitat dos caranguejos tem sido responsável pela extinção da espécie. No caso dos leões-marinhos da Nova Zelândia, a extinção da categoria listada como “em perigo” está relacionada a doenças e mudanças no habitat, causadas pela pesca.

“Nosso mundo natural está se tornando cada vez mais vulnerável e a conservação pode produzir excelentes resultados”, afirmou o chefe da IUCN Inger Andersen.

A divulgação da chamada “lista vermelha” trouxe bons resultados relacionados a algumas espécies. A população de lince ibérico saltou de 52 animais em 2002 para 156 em 2012. No caso do lobo-marinho de Guadalupe, a quantidade de animais saltou de 200 em 1950 para 20 mil em 2010. Ações como aplicação de leis de proteção e adequação de proprietários rurais às exigências relacionadas à preservação dos habitats estão relacionadas aos bons resultados.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/planeta-tem-quase-23-mil-especies-de-animais-plantas-em-risco-de-extincao-16526519#ixzz3j5ZcFZQ8
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário