domingo, 23 de agosto de 2015

Visita a Estação Meteorológica da UFV pela Turma de Geografia 2015/2

CONHECENDO UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA CONVENCIONAL

Professor: Edson Soares Fialho
Monitores:
Robson Quina, Edilson Celestino, Ludmilla Fernandes, Maria Luzia,
Thalyta Varejão e Rogério Coelho.

Estação Convencional e Automática de Viçosa-MG:
Localização: Universidade Federal de Viçosa
Número de Controle INMET: A150
Aberta em: 14/07/2005

Latitude: -20,7667º                 Longitude: -42,8666º             Altitude: 712 metros

Abrigo meteorológico: tem por finalidade manter os instrumentos secos, livres da precipitação e insolação. Deve ser de madeira e pintado de branco. Instrumentos – termômetro de máxima, mínima, evaporímetro de piche, psicrômetro, termohigrômetro. Instalação: terreno plano, coberto de grama rasteira. A base deve ficara altura de 1,20m do solo. Deve ser nivelado sobre um cavalete ou pilar de alvenaria.
Heliógrafo: mede o número de horas durante o dia que os raios solares atingem diretamente a superfície da terra num determinado local.
Actinógrafo: determina a quantidade de energia que atinge a superfície na terra (cal cm 2 dia-1). É denominada de radiação solar global.
Termômetro de máxima: mede a temperatura máxima do dia à sombra. A leitura é realizada às 21 horas.
Termômetro de mínima: mede a temperatura mínima do ar à sombra. Leitura é realizada às 9 horas.
Termohigrógrafo: registrar continuamente a temperatura do ar e umidade relativa do ar à sombra.
Psicrômetro: aparelho constituído de dois termômetros. Um fluxo de ar pode ser forçado a passar nos bulbos dos termômetros – ventilação forçada. Um termômetro fornece a temperatura do ar (t). O segundo é coberto com uma gaze ou cadarço de algodão que é umedecido com água destilada (tw). O ar passa e retira a umidade. Diferença entre (t – tw).
Evaporímetro de Piche: mede a evaporação potencial do ar a sombra. Os dados coletados, ou seja, a evaporação medida não leva em consideração os valores de radiação solar. A evaporação é sensível a velocidade do vento e mantém relação inversa com a umidade relativa do ar e não apresenta nenhuma relação com a evapotranspiração.
Tanque classe A: servem para determinar a capacidade evaporante da atmosfera a fim de medir a evaporação de uma superfície livre de água. Horário da leitura – 9 horas.
Pluviômetro: determina a precipitação pluvial (mm). A altura de chuva é dada pela razão entre o volume inicial e a superfície em questão.
Pluviôgrafo: registrar a cada instante de tempo a precipitação pluvial, informando sobre o total de chuva e a intensidade (mm/h).
Catavento: dar a direção e sentido do vento. Alguns podem dar a velocidade expedita do vento (m/s). Biruta = dá o sentido, a direção do vento e ainda uma idéia de velocidade.
Anemômetro de concha ou caneca: três a quatro conchas, instaladas sobre um eixo vertical fixado a uma engrenagem que movimenta um mostrador. Os dados são acumulados e divididos pelo período. Anemôgrafo universal: registra continuamente a intensidade do vento bem como a direção e o sentido.
Geotermômetro: determina a temperatura do solo. As profundidades utilizadas são: 2,5; 10, 30 e 50cm na disposição leste/oeste. A menor profundidade deve ser colocada no lado oeste. A extremidade superior da haste deve apontar para o norte.
Lisímetros: determina a evapotranspiração real das culturas.
Evapotranspirômetros: determina a evapotranspiração potencial.
Barômetro: exerce a função de medir a pressão atmosférica, utilizando a unidade de pressão denominada “bar”. São dois os tipos de barômetros: o aneróide (metálico) e o de coluna de mercúrio.


Distribuição dos Equipamentos meteorológicos em uma Estação meteorológica.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário