quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Chuvas em Jaú

Seis casas desabaram durante as chuvas que atingiram Jaú, no interior de São Paulo, nesta terça-feira (15). A cidade iniciou nesta quarta (16) o trabalho de limpeza das ruas e a vistoria dos estragos. O prefeito Osvaldo Franceschi Júnior decretou estado de emergência no município. Casas escolas e lojas continuavam alagadas nesta manhã. Tratores foram contratados para retirar a lama das ruas, que ainda estavam cheias de entulhos e móveis levados pela água no início desta tarde. A chuva foi tão forte na terça-feira que um ônibus ficou ilhado. Os passageiros tiveram que ser resgatados pela Polícia Militar. Ninguém ficou ferido.

Muita gente perdeu os seus bens, seus carros. Estamos verificando as proporções dos estragos, fazendo o rescaldo de quanto vamos ter de prejuízo. Sabíamos que choveria no final de semana, mas não nessa proporção", disse o prefeito. Segundo Franceschi, 250 famílias foram atingidas pelas chuvas e 25, desabrigadas. Essa foi a pior enchente em Jaú dos últimos 30 anos, segundo ele. O prefeito deve vir a São Paulo nesta quarta para pedir recursos ao governo do estado. Um projeto de contenção e canalização dos córregos das Figueiras e dos Pires e o Rio Jaú está em processo de licitação, de acordo com Franceschi. A Caixa Econômica Federal liberou R$ 60 milhões para as obras, segundo o prefeito.

Alagamento
A Prefeitura de Jaú decretou situação de emergência na cidade devido aos estragos causados pela chuva nesta terça-feira. Vários pontos do Centro e do bairro Sempre Verde ficaram alagados com o transbordamento do Rio Jaú. De acordo com a Prefeitura, nos 15 primeiros dias de novembro choveu três vezes mais que no mesmo período de 2010. “Foram aproximadamente 70 milímetros na cabeceira, fora o que caiu na cidade de Jaú. Tudo somado, acredito que vai dar 130 milímetros”, afirmou Valdir Baltazar, coordenador da Defesa Civil. A Prefeitura de Jaú, no interior de São Paulo, decretou situação de emergência na cidade devido aos estragos causados pela chuva ocorrida nesta terça-feira (15). Vários pontos do Centro do município e do bairro Sempre Verde foram alagados com o transbordamento do Rio Jaú. Segundo o prefeito da cidade, Osvaldo Franceschi Júnior, foi a pior enchente em 30 anos. Ele deve ir até a capital paulista nesta quarta-feira (16) para buscar recursos para sanar os danos.

Imagens registradas pelo helicóptero da Polícia Militar mostram a cidade debaixo d'água. O Rio Jaú transbordou em vários pontos. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos mil pessoas foram afetadas pela enchente. Um ônibus ficou ilhado. Policiais militares fizeram o resgate do grupo - um a um, todos foram salvos e ninguém ficou ferido. A água invadiu várias casas e um carro quase ficou submerso. Os moradores tentavam salvar o que sobrou. Com ajuda de um bote, os bombeiros resgataram mais de 12 pessoas, entre elas o aposentado Pio Prado. “Começou a subir e subiu rapidamente. Já vi varias vezes, mas o nível da água foi mais baixo”, disse.

De acordo com a Prefeitura de Jaú, nos 15 primeiros dias de novembro choveu três vezes mais que no mesmo período de 2010. “Foram aproximadamente 70 milímetros na cabeceira, fora o que caiu na cidade de Jaú. Tudo somado, acredito que vai dar 130 milímetros”, afirmou Valdir Baltazar, coordenador da Defesa Civil.

Região
Em Dois Córregos, outra cidade da região, uma granja e as aves ficaram cobertas de lama. O terreno ficou tomado de plantas aquáticas trazidas pela enchente. Dos 28 mil pintinhos, apenas dois se salvaram. Em Botucatu, um cinegrafista amador flagrou o momento em que um homem desliza pelo barranco perto de um córrego. Ele ficou parcialmente soterrado. O homem foi resgatado e encaminhado ao hospital. A polícia isolou a área, já que o barranco cedeu até a ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário