quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Temporal em Salvador

O temporal que atingiu a cidade de Salvador entre a noite de ontem e manhã de hoje provocou vários transtornos aos moradores, como alagamentos e deslizamentos de terra. Segundo a Climatempo, 82% da chuva prevista para o mês de novembro caiu de ontem para hoje. As áreas de instabilidade que já estavam espalhadas pelo litoral da Bahia nos últimos dias ganharam força nas últimas 24 horas e provocaram muita chuva sobre Salvador. O total de chuva acumulado em oito dias de novembro está em torno de 146 milímetros, 24% acima da média para o mês.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 97 milímetros na região do bairro de Ondina, entre 10 horas de ontem e 10 horas de hoje, pelo horário de Brasília. Foi o segundo maior volume de chuva em 24 horas que caiu sobre a capital baiana este ano. Entre os dias 28 e 29 de abril choveu 97,6 milímetros. De acordo com a Defesa Civil, foram registrados até as 13h30 seis áreas com alagamentos, quatro desabamentos de muros e 16 deslizamentos de terras.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/11/08/temporal-provoca-alagamentos-em-salvador.jhtm

As fortes chuvas desta terça (8) causaram alagamento em pelo menos seis vias da cidade, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal): São Gonçalo (Retiro), Barris, Vila Lauara, Nazaré, Garcia e Federação. Por causa disso, a volta para casa também será complicada para os soteropolitanos, que já consideram os alagamentos como parte da rotina. Tanto que parte deles resolveu fazer piada nas redes sociais, aproveitando o momento para criticar o prefeito João Henrique - que na foto-montagem aparece nadando em um dos pontos críticos da cidade, a Avenida ACM, em frente a Comercial Ramos. No total, a Codesal registrou 75 ocorrências na capital baiana. Os técnicos do órgão registraram 21 imóveis e três muros ameaçados de desabamento, quatro áreas com risco deslizamentos de terra, três árvores com risco de queda e três outros imóveis com ameaça de alagamento. Entre os danos já observados, a Defesa Civil divulgou que efetivamente cinco muros desabaram, três imóvel foram parcialmente afetados pelas chuvas e 25 áreas tiveram deslizamento de terra. Não houve vítimas. O trânsito, já complicado diariamente em algumas áreas, possui como pontos críticos os dois sentidos das Avenidas Bonocô e ACM (próximo ao G. Barbosa e também a Comercial Ramos) e a subida da Lipe. A Transalvador registrou três acidentes, também sem vítimas. O órgão de trânsito alerta ainda os motoristas que um semáforo na região do Lucaia foi desprogramado por causa das chuvas e dos eventos e o tráfego na região exige mais cautela.

Fonte: http://www.bahiatododia.com.br/index.php?artigo=8141

Nenhum comentário:

Postar um comentário