quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Temporal em Salvador: mais de 80% da chuva de novembro caiu de ontem para hoje

Áreas de instabilidade que já estavam espalhadas pelo litoral da Bahia nos últimos dias ganharam força nas últimas 24 horas e provocaram muita chuva sobre Salvador. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 97 milímetros na região do bairro de Ondina, entre 10 horas de ontem e 10 horas de hoje, pelo horário de Brasília. Foi o segundo maior volume de chuva em 24 horas que caiu sobre Salvador este ano. Entre os dias 28 e 29 de abril choveu 97,6 milímetros. A quantidade de chuva que caiu sobre Salvador de ontem para hoje correspondeu a 82% da média normal de chuva para todo o mês de novembro, que é de 118 milímetros. O total de chuva acumulado em 8 dias de novembro está em torno de 146 milímetros, 24% acima da média para o mês. As nuvens carregadas que estão espalhadas pelo litoral da Bahia devem persistir sobre a região nesta quarta-feira e vão provocar mais chuva. A tendência é de enfraquecimento desta instabilidade só a partir de quinta-feira, quando a chuva deve ficar menos constante.

Primavera atípica

Não é comum chover tanto assim nesta época do ano sobre Salvador. Em geral, os dias mais chuvosos ocorrem de abril a julho. Em outubro, a capital baiana teve chuvas muito acima do normal, por conta de frentes frias que chegaram muito fortes ao Brasil e alcançaram a Bahia, como acontece em geral no inverno. Segundo o Inmet, choveu cerca de 208 milímetros em outubro sobre Salvador, 71% acima da média que é de 122 milímetros.

Fonte: http://www.climatempo.com.br/destaques/2011/11/08/temporal-em-salvador-mais-de-80-da-chuva-de-novembro-caiu-de-ontem-para-hoje/

Nenhum comentário:

Postar um comentário