domingo, 29 de junho de 2014

Chuvas na Região Sul do Brasil ainda continuam

Três dias sem dar trégua e a chuva novamente transformou-se em enchente emSanta Catarina, forçou a retirada de pessoas de casas, fez rios transbordarem, causou o rompimento de uma barragem particular particular em Ponte Serrada, no oeste do Estado, e a cidade de Arvoredo teve de ser parcialmente evacuada às pressas. Um cenário que ainda será crítico neste sábado, quando ainda há previsão de chuva significativa e de ventania.


Um dos últimos prejuizos registrados na sexta-feira foi o desmoronamento de uma casa recém construída em Concórdia, no Oeste do Estado, Feita nas margens da SC-283, a construção não resistiu ao volume de chuvas. Não havia ninguém no local no momento da queda. Outras três residências próximas também correm risco de desmoronar por causa do solo encharcado, conforme constatou o Corpo de Bombeiros local.

As regiões mais afetadas são o oeste e o meio-oeste, mas inundações também foram registradas no Alto Vale do Itajaí e no sul do Estado. Nesta sexta-feira, a chuva complicou ainda mais a vida de quem mora nestas áreas: à noite, a Defesa Civil de Santa Catarina registrava 22 municípios com problemas com a enxurrada. Destes, oito estavam em situação de emergência.

Um centro de monitoramento foi montado pelo Estado na unidade do Corpo de Bombeiros Militares de Chapecó, que também receberá um espaço de logística para a distribuição de itens de auxílio humanitário aos afetados.

AVISO METEOROLÓGICO: Entre o sábado e domingo a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do RS e SC, intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 70km/h a 100km/h, mais intensas em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado com ondas de sul e altura de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m ao sul de Florianópolis e em áreas mais distantes da costa. Não se descarta a possibilidade de ressaca, principalmente no Litoral Sul de SC e do RS. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período.

Ainda o CPTEC, afirma que neste domingo (29/06) o RS terá chuva intensa na faixa leste/sudeste da campanha Gaúcha, Serra do sudeste, Lagoa dos Patos, parte da depressão central, sul e no litoral (inclusive na região da capital Porto Alegre). Em algumas áreas da metade sul do RS o acumulado poderá ultrapassar a 100 mm. Essa chuva no RS deverá atuar entre a madrugada e pela manhã, vindo a diminuir de intensidade entre a tarde e a noite.

Nesse dia o ciclone extratropical estará no RS e se deslocará do continente para o oceano e, por isso, os ventos estarão mais fortes em todo o litoral do RS, principalmente na região de Rio Grande. A intensidade do vento durante o dia variará até 60 km/h e as rajadas poderão chegar a 80-100 km/h. Também no interior do RS os ventos estarão moderados e podendo ter rajadas de 60-80 km/h. No litoral sul de SC as condições são para ventos fortes em alguns momentos do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário