quarta-feira, 25 de junho de 2014

O tempo no sul do Brasil - 24-6-2014

De acordo com o climatempo, as áreas de instabilidades continuam bastante ativas sobre a região Sul do Brasil nesta noite de terça-feira. Chove forte com muitos raios principalmente nas áreas do centro-norte e leste do Rio Grande do Sul. A instabilidade avança também sobre Santa Catarina e no oeste e sul do Estado chove até com forte intensidade, também com registro de descargas elétricas. A madrugada da quarta-feira vai continuar bastante instável, com risco para chuva volumosa especialmente nas áreas do norte e leste gaúchos e no sul e oeste de Santa Catarina. O sistema de Baixa Pressão que forma toda essa nebulosidade deve persistir também nos próximos dias, e o risco para volumes grandes de chuva continua, e vale o alerta para enchentes para essas áreas do Sul do Brasil.
Carta sinótica
imagem de satélite

Já ao analisar o radar meteorológico da Aeronáutica - REDEMET, as nuvens observadas no oeste do Rio Grande do Sul estão muito carregadas associadas a uma frente fria que se afasta pelo litoral e pela intensificação de um sistema de baixa pressão no continente estão espalha pelo norte da Argentina e já avançam em direção ao Rio Grande do Sul. O radar  de Santiago mostra uma área de chuva muito intensa, até com potencial para provocar ventania e granizo (área realçada na imagem em destaque), começando a se intensificar no noroeste gaúcho. Ainda no final da tarde e ao longo da noite desta terça-feira o risco de temporal com raios e ventania é alto no oeste e norte do Estado.


.
Curiosidade:
O termo “sinótico” origina-se do grego (synoptikos), que significa proporcionar uma visão geral de uma determinada área de abrangência. A partir de dados oriundos de estações meteorológicas em superfície, que são medidos e registrados em horários padronizados, é possível determinar, numa escala horizontal, sistemas meteorológicos atuantes.

A carta sinótica aqui apresentada possibilita ao usuário identificar a atuação de frentes frias/quentes, sistemas de baixa e de alta pressão, instabilidades e zonas de convergência. A data e o horário de referência da figura estão mostrados no canto superior esquerdo. O horário “Z” (Zulu), refere-se ao Tempo Médio de Greenwich (TMG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário