sábado, 14 de junho de 2014

Parque Estadual do Itacolomi

A turma de Biogeografia do ano de 2014, que cursa Geografia na Universidade Federal de Viçosa, realizou uma visita técnica ao Parque Estadual do Itacolomi, no dia 13 de junho de 2014. O Parque Estadual do Itacolomi localiza-se a aproximadamente 100km de Belo Horizonte, nos municípios de Mariana e Ouro Preto em Minas Gerais, ao sul da Serra do Espinhaço. A região é caracterizada por vegetação em faixa de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, e com relevo acidentado, com altitudes que variam de 700 a 1772 metros. O Parque está inserido em um contexto histórico e econômico extremamente importante para Minas Gerais e o Brasil. Criada em 14 de Junho de 1967 pela Lei Estadual nº 4.495, a Unidade tem como principal referência o Pico do Itacolomi.

Grande parte do Parque Estadual, 4.863,15ha, está localiza no município de Mariana, apesar da única portaria estar em Ouro Preto que possui 1.137,10ha da área da Unidade. O nome Itacolomi provém do tupi-guarani e quer dizer “a pedra e o menino” (ITA – CORUMI). No entanto, há outras versões para o termo. Alguns historiadores crêem que a explicação para o nome encontra-se na cultura dos índios Cataguases, para quem “itacurumim” significava “pedra-menino” ou “bebê-de-pedra”. As duas vertentes, embora apresentem diferentes origens para o termo, apontam para a peculiar formação do relevo, constituídos por uma pedra maior (a mãe) e outra menor (o menino).

O Parque possui uma área total de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. Nas partes mais elevadas, aparecem os campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se destacam as gramíneas e canelas de emas. Abriga muitas nascentes, escondidas nas matas, que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce. Os mais importantes são os córregos do Manso, dos Prazeres, Domingos e do Benedito, o rio Acima e o ribeirão Belchior.

Diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção podem ser encontrados na unidade de conservação, como o lobo guará, a ave-pavó, a onça parda e o andorinhão de coleira (ave migratória). Também podem ser vistas espécies de macacos, micos, tatus, pacas, capivaras e gatos mouriscos. Levantamentos identificaram mais de 200 espécies de aves, como jacus, siriemas e beija-flores.

Nevoeiro na estrada, na atura de Porto Firme.
Bolsão de ar frio, no município de Porto Firme-MG
Nuvens stratus, ou melhor nevoeiros pela manhã em Port Firme-MG
Centro de Visitantes do Parque do Itacolomi
Fábrica antiga de chá
Alunos visitando a Fábrica de Chá
Monitor Felipe ao centro explicando a utilização do maquinário
Maquinário preservado na fábrica de chá


Turma de Biogeografia - 2014 do curso de Geografia da UFV, no Parque Estadual do Itacolomi-MG
Casa Bandeirista
Visão da Entrada da casa do bandeirista, no Parque de Itacolomi-MG
Piso original da casa do bandeirista

Trilha em mata semi-decidual


Monitor Felipe ao longo da trilha
Acadêmicos observando explicação em trilha

Forno de olaria para fazer tijolos


Pico do Itacolomi


Nenhum comentário:

Postar um comentário