quarta-feira, 18 de junho de 2014

Natal, Capital do Rio Grnde do Norte decreta Estado de Calamidade Pública após as chuvas



Natal, publica estado de calamidade pública. A decisão foi tomada, segundo ele, por causa dos estragos causados em vários bairros pelas chuvas do fim de semana. O decreto foi publicado no dia em que Natal recebe seu segundo jogo da Copa do Mundo, entre Gana e Estados Unidos. 
O prefeito justifica a opção por decretar calamidade pública com a necessidade de conseguir recursos para recuperar áreas atingidas por enchentes e deslizamentos e para socorro às vítimas, principalmente àquelas que tiveram que deixar suas casas. Carlos Eduardo conversou por telefone com o ministro da Integração Regional, Francisco Teixeira, para pedir a liberação de dinheiro e envio de ajuda do governo federal.
Natal vem sendo atingida por fortes chuvas desde a sexta-feira (13 de junho de 2014), quando jogaram na Arena das Dunas México e Camarões. Houve deslizamentos de terra na Via Costeira, uma das principais da orla da cidade, onde está a maioria dos hotéis de luxo. 
No sábado, as chuvas ficaram mais fortes e foram registrados novos estragos. A situação mais grave é no bairro Mãe Luiza, na Zona Leste, onde uma rua desapareceu em consequência de um deslizamento, ameaçando as casas no entorno. 

Segundo o Climatempo, as áreas de instabilidade que provocaram muita chuva sobre Natal na sexta-feira (13/6/2014) enfraquecem no fim de semana, mesmo assim, a chuva não vai para completamente. 
Imagens de satélite mostram o enfraquecimento das nuvens na costa norte do Nordeste, mas também a tendência de expansão em direção ao litoral da Paraíba e de Pernambuco.




Quanto choveu?

Fortes áreas de instabilidade avançaram do mar para o litoral norte do Nordeste provocando chuva muito volumosa nesta sexta-feira, 13, sobre Natal, capital do Rio Grande do Norte e uma das cidades-sede da Copa 2014. O jogo entre Camarões e México foi debaixo de muita chuva. A chuva intensa causou um grande deslizamento de terra na avenida Dinarte Mariz, na Praia de Miami, que soterrou carros.

Em um outro local da cidade, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 92,2mm entre 9h e 19h. A média normal de chuva para a todo o mês de junho é de aproximadamente 202 mm. A última vez que choveu desta forma volumosa sobre Natal foi entre os dias 13 e 14 de maço de 2014 quando foram acumulados 111,4 mm de chuva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário