segunda-feira, 15 de setembro de 2014

As monções chegaram com força na Ásia


Todos os anos, transformar os ventos sobre o subcontinente indiano durante os meses de verão, de Junho a Setembro de nordeste para sudoeste direção e levar em vez de massas de ar continentais secos ar quente e úmido do Oceano Índico para o continente e para o Himalaia. Neste momento não cai o volume da precipitação anual, o baixo é geralmente sob a forma de tempestades violentas, acompanhadas por chuvas fortes. A causa da rotação anual vento encontra-se na maior aquecimento da superfície da terra, em comparação com o verão do oceano. Durante o subcontinente indiano cria uma baixa térmica e o ar é forçado a subir. Para compensar as diferenças de fluxo de pressão de ar das massas de ar úmido sudoeste e pela monção de verão começa.


Em média, durante a monção sudoeste começa cerca de 01 de junho, no extremo sul da Índia e em Bangladesh e trabalha o seu caminho até o meio de julho para o noroeste nas partes centrais do progresso Paquistão. Neste ano realizou a seca em muitas partes da Índia por mais tempo do que o habitual e as monções de verão ocorreu mais tarde. Em larga escala de monção precipitação sobre a Índia caiu até agora cerca de 11% inferior à média de longo prazo. Na primeira semana de setembro, mas estavam preocupados com o norte do Paquistão, assim como noroeste da Índia poderoso cluster tempestade de largura, o particular entre o 9.2. e 9,6. chuvas torrenciais levaram com eles.


Na província indiana de Jammu e Caxemira, no noroeste do país caiu entre a 04.- e 10 de setembro, com uma média de 267,7 milímetros quase 9 vezes o habitual para este período de chuvas. No Paquistão, particularmente nas províncias de Punjab e Gilgit Baltistan / Azad Kashmir foram afetados pelas fortes chuvas. Na capital paquistanesa Islamabad caiu em 05 de setembro, apenas um dia 298 milímetros de precipitação. Normalmente não cair apenas 110,7 milímetros em um mês inteiro de setembro. Na segunda maior cidade paquistanesa de Lahore caiu entre a 04.- e 06.09 dentro de três dias 498 milímetros de chuva. Em Setembro, apenas cerca de 75 mm são medidos lá no meio. Devido às enormes quantidades de chuva numerosos rios inchou e inundaram vastas áreas fortes. O fluxo no Manglatalsperre subiu de pouco mais de 20.000 Cusecs às 03:09. a mais de 410.000 Cusecs a 6:09 em. Isto corresponde a uma taxa de fluxo de 11,6 milhões de litros por segundo.

Na região da Caxemira, que, por outro pertence em parte para a Índia para o Paquistão, foram 450 aldeias sob a água e também na metrópole Srinagar enchente causou devastação grave. Mais de 50 pontes e grandes explorações agrícolas foram destruídos, as usinas individuais foram cancelados. Centenas de milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas. No geral, nas inundações, mais de 450 pessoas foram mortas. (Fonte: terra bonita) Esse chamado para a inundação deste ano, não como muitas vítimas como a grande inundação no Paquistão em 2010 (ver artigo), em que cerca de 1.700 pessoas morreram.


Total de chuva acumulada entre os dias 4 e 6 de setembro em estações meteorológicas do Paquistão, na região da Caxemira


Station
Niederschlagsmenge
Lahore A/P
Sialkot Cantt
Rawalakot
Kotli
Islamabad A/P
Mangla
Gujranwala
Kasur
Okara
498 mm
471 mm
464 mm
410 mm
336 mm
333 mm
286 mm
280 mm
257 mm



Região de ocorrência das monções

Monções de verão na península hindustânica

Imagem de satélite das monções





Localização da região de Jammu e Caxemira na Índia afetada pelas chuvas das monções de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário