quinta-feira, 23 de abril de 2015

Tornado em Xanxerê, SC

O tornado que atingiu o perímetro urbano de Xanxerê não foi identificado pelos radares meteorológicos mais próximos, a não ser as taxas mais elevadas de refletividade dos radares pertencentes ao Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) nos municípios paranaenses de Cascavel e Teixeira Soares, que indicaram valores altos na região e vento radial compatível.

O radar meteorológico instalado no município de Bom Jardim da Serra, no planalto sul de Santa Catarina, pertencente ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), não possui alcance até a região de Xanxerê. O único que seria possível de detectar é o da Defesa Civil, mas que encontra-se inoperante por problemas técnicos desde 19 de janeiro.

Na noite desta segunda-feira, em sua página na internet, a Defesa Civil de Santa Catarina foi cautelosa ao confirmar o fenômeno, embora as imagens amadoras do registro e dos imensos estragos causados não deixem dúvidas de que foi um tornado provavelmente de categoria F2.
Dados erráticos, porém, foram divulgados por alguns veículos de comunicação fazendo menção apenas à rajada máxima de vento registrada na estação meteorológica automática operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Xanxerê, que alcançou 83,8 km/h. A estação, vale salientar, encontra-se fora do perímetro urbano e distante dos locais por onde o tornado produziu a devastação.
De acordo com a Defesa Civil de Xanxerê, entre 70 e 100 pessoas ficaram feridas pelos estilhaços e os desabamentos e duas mortes foram relatadas.
Em pelo menos sete bairros da cidade, mais de 500 construções foram danificadas entre residências, estabelecimentos comerciais e prédios públicos.


veja a reportagem completa no link: http://deolhonotempo.com.br/index.php/nacional/704-tornado-pode-ter-atingido-categoria-f2-com-ventos-de-ate-252-km-h-em-xanxere-sc



Novo balanço da Defesa Civil deSanta Catarina divulgado na noite desta quarta-feira (22) afirma que cerca de 800 mil pessoas foram prejudicadas de alguma forma pelo tornado que atingiu Xanxer no último dia 20 (segunda feira).

Município mais prejudicado pelo desastre natural, onde duas pessoas morreram, Xanxerê contabiliza 2.100 desalojados e 186 desabrigados pelos ventos que ultrapassaram os 220 km/h.

O Formulário de Identificação de Desastre (Fide) da Defesa Civil aponta que 3.944 residências foram danificadas em Xanxerê, inclusive dez prédios públicos como duas escolas e o ginásio municipal. Uma ponte também foi destruída. Dos cem feridos, pelo menos três sofreram amputações de membros.

O documento aponta ainda que os prejuízos econômicos na cidade devem chegar a R$ 12,6 milhões na área pública e a R$ 45,4 milhões no setor privado. O documento é fundamental para endossar o decreto de estado de calamidade pública em Xanxerê, assinado pelo governador Raimundo (PSD) na quarta-feira.

O decreto foi encaminhado ao Ministério da Integração Nacional, que é responsável pelo reconhecimento oficial da situação.

Xanxerê e as vizinhas Ponte Serrada e Passos Maia foram os municípios que informaram o Estado sobre algum tipo de ocorrência associada ao tornado. De acordo com levantamento preliminar cerca de 20 cidades foram afetadas de alguma forma pelo evento.

Algumas tiveram queda de energia, interrupção de abastecimento de água, ventos fortes, chuva forte, queda de árvores e deslizamentos de terra. Pelo menos 33 mil unidades consumidoras ficaram sem energia na região. Ponte Serrada e Passos também tiveram a passagem de tornados, mas com menos intensidade.

Todas as informações colhidas em órgãos públicos como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram utilizadas para fechar a conta e se chegar ao número de 800 mil pessoas prejudicadas de alguma forma pelo desastre natural na região.

A Diretoria de Resposta aos Desastres destina itens de auxílio humanitário aos flagelados. Até agora já foram entregues em Xanxerê 34 rolos de lonas, 34 mil telhas, mil quilos de pregos para telhas, 20 mil parafusos para telhas, 550 cestas básicas, 630 colchões de solteiro, 2.320 kits de acomodação e 4 mil galões de água com cinco litros cada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário