quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Umidade Relativa do ar e suas implicações

Neste post trataremos de um elemento fundante para a dinâmica atmosférica e que nessa época do ano se torna bem influente, a umidade relativa do ar, sobretudo a sua direta influência sobre a vida humana.

Chamamos de umidade relativa do ar a relação estabelecida entre a quantidade de vapor de água existente na atmosfera terrestre e a temperatura, lembrando que cada temperatura suporta uma quantidade de partículas de água, sendo que quanto maior a temperatura, maior sua capacidade de armazenar água. A presença de água na atmosfera irá variar de acordo com a superfície (solo, vegetação, oceanos, mares, lagos, rios) e sua presença será decorrente de um dos seguimentos do ciclo hidrológico, a evaporação, a água sobe em forma de vapor formando nuvens, mas parte desse vapor permanece na parte mais baixa da atmosfera (troposfera), próxima a superfície.

Essa umidade presente na atmosfera é fundamental para a manutenção da vida humana na Terra, haja vista que se esta se encontrar muita baixa (aproximadamente 20%) pode gerar vários problemas, sobretudo respiratórios como sinusite, asma, alergias, bronquite afetando em sua maioria crianças e idosos. Vale lembrar que se a temperatura for baixa e a umidade for alta ainda sim será sentido calor, pois o suor do corpo será eliminado com mais dificuldade causando uma sensação térmica mais alta. Caso contrário se a temperatura estiver alta e a umidade consideravelmente baixa, o corpo suportará o calor sem problemas até aproximadamente os 37⁰C, pois a transpiração do corpo ocorrerá mais facilmente o resfriando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário