sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Austrália decreta estado de emergência


A Austrália declarou nesta sexta-feira estado de emergência em 45 comunidades atingidas , conforme pode-se ver na figura ao lado (Fonte: http://www.publico.pt/Mundo/australia-declara-estado-de-emergencia-em-45-municipios_1470311)pelas graves inundações que sofrem há uma semana os estados de Nova Gales do Sul e Queensland, na região sudeste do país. O procurador-geral australiano, Robert McClelland, explicou que a medida permitirá que esses estados tenham acesso aos fundos de emergência nacionais para combater as tragédias. As chuvas torrenciais começaram na última sexta-feira e desde então deixaram casas debaixo d'água, destruíram plantações e provocaram a morte de pelo menos quatro pessoas. As fortes chuvas fizeram sua quarta vítima na noite de quinta-feira, quando um homem de meia idade se afogou dentro do seu próprio carro, que caiu em um rio no estado de Queensland, o mais populoso do país. Após anos de seca, as intensas chuvas de dezembro arrasaram o sudeste da Austrália, onde milhares de pessoas foram evacuadas.

Os serviços de resgate percorrem a zona em embarcações para recolher motoristas cujos automóveis tenham ficado presos na lama e para proteger com sacos de areia casas e lojas. Apesar de as tempestades terem diminuído de intensidade em algumas comunidades, a maioria se prepara para mais chuvas nos próximos dias. As atuais inundações são as piores desde 1974, quando uma série de tempestades fez transbordar os rios, matando dezenas de habitantes da região de Queanbeyan. Os especialistas acreditam que as fortes chuvas foram causadas pelo fenômeno "La Niña", que esfria as correntes marinhas do Oceano Pacífico e aumenta as precipitações, com você pode ver no site: http://www.bom.gov.au/climate/enso/ninacomp.shtml

Por conta também da La Niña a estimativa da produção de açúcar bruto da Austrália no ano-safra 2010/11 será novamente reduzida, limitando ainda mais o volume disponível para exportação, disse hoje um participante da indústria familiarizado com situação. O país deve produzir 3,6 milhões de toneladas nesta temporada, 22% abaixo das 4,6 milhões de toneladas previstas em setembro. Na comparação com 4,5 milhões de toneladas em 2009/10, a produção australiana sofrerá queda de 20%, acrescentou a fonte, que pediu para não ser identificada. A Austrália consumiu 1,3 milhão de toneladas de açúcar bruto em 2009/10, o que sugere que os embarques do produto neste ano comercial cairão para quase 2,3 milhões de toneladas ou menos, ante 3,2 milhões de toneladas estimadas em setembro.

Os preços globais estiveram extremamente voláteis nas últimas semanas em meio a incertezas com relação à oferta dos principais exportadores. A Austrália é o terceiro maior fornecedor de açúcar do mundo, depois de Brasil e Tailândia, abastecendo diversas nações asiáticas. Fortes chuvas e um começo antecipado da temporada de monções, continuam atrasando e interrompendo as atividades de colheita no litoral nordeste da Austrália. Uma quantidade considerável de cana deve ser deixada nas lavouras, limitando a produção local de açúcar. A colheita e a moagem normalmente terminam perto desta época do ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário