quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Onda de frio na Europa

A imagem ao lado, retrata a condição sinóptica da Europa, no momento, em que sofre uma forte onda de frio., que vem produzindo ações dos governos a fim de atenuar as repercussões desse fenômeno. Na Polônia, que sofre com temperaturas de -20ºC, a polícia organizou buscas para retirar sem-teto das ruas durante as nevascas. Um aposentado austríaco de 69 anos foi encontrado morto por causa do frio em uma ponte. Ele perdeu a consciência após sofrer uma queda e passou a madrugada ao relento. Os aeroportos de Gatwick, o segundo maior de Londres, de Edimburgo, de Lyon-Bron, e de Genebra, o segundo mais importante da Suíça, foram fechados para o tráfego
aéreo, enquanto os funcionários tentavam limpar as pistas. De acordo com a agência de controle de tráfego aéreo europeu, Eurocontrol, há atrasos prolongados no aeroporto Berlim, Bruxelas, Frankfurt, Munique, Viena, Praga e nos dois aeroportos principais de Paris, o Orly e o Charles de Gaulle, onde um quarto dos voos programados para hoje foram cancelados.Na Alemanha, estima-se que 2 mil acidentes em estradas foram causados por causa da neve, sem vítimas fatais.
Ainda na Europa, a capita da Espanha foi atingida de manhã por uma forte
nevasca, obrigando a fechar o aeroporto de Barajas. A neve, que bloqueou de várias estradas de Madri, está causando também grandes alterações no trânsito em muitas ruas da cidade e dificulta o acesso ao aeroporto. Fontes aeroportuárias informaram que a suspensão das operações aconteceu por volta das 8h45min (de Brasília), e estão trabalhando para poder retomar os voos o mais rápido possível. Segundo a Agência Estatal de Meteorologia espanhola, foi ativado o alerta laranja, devido ao grande risco de nevascas em nove províncias e o perigo de neve e frio em outras 24. A agência meteorológica informou hoje que a onda de frio continuará amanhã, e começará a melhorar a partir do domingo (conforme a figura ao lado, emitida pela Agência de meteorologia espanhola em seu sítio). Na noite passada, as temperaturas ficaram em menos de cinco graus abaixo de zero em nove capitais de província.
Acompanhe as previsões na Europa pelos sítios a seguir.
http://www.meteo.pt/pt/otempo/satelite/
http://ww.aemet.es/es/eltiempo/observacion/satelite/pderiv
http://pt.euronews.net/2010/11/30/neva-por-toda-a-europa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário