quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Nova tecnologia para a Meteorologia

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) do município de Cachoeira Paulista-SP anunciaram nesta semana do funcionamento do chamado “Supercomputador”, com uma capacidade de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo, ou seja, um PC normal precisaria de 27 anos para fazer o mesmo calculo.

Esse computador foi batizado de “Tupã” e o investimento dessa nova tecnologia foi de R$ 50 milhões, com ele os pesquisadores esperam aperfeiçoar a previsão do tempo.


O supercomputador é alimentado com dados sobre temperatura, umidade do ar e ventos captados em estações meteorológicas espalhadas pelo país, produzindo imagens que serão analisadas pelos meteorologistas. Com essa nova ferramenta, a resolução das imagens vai aumentar o que ajuda a fazer uma previsão mais precisa. A capacidade do equipamento também será usada para prever mudanças climáticas que podem ocorrer no Brasil nos próximos anos. Estudos como a simulação de 200 anos estão programados para serem realizados até junho de 2011. Pesquisas mais sofisticadas, como análise do comportamento no fundo do mar também deverá ser realizada.

Segundo Gilvan Sampaio, pesquisador do INPE, o novo sistema terá aplicação regional e atenderá toda a América do Sul, já que os centros de pesquisas climáticas do exterior não oferecem esse serviço.

Para maiores informações, acessem:

www.estadao.com.br

www.vnews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário