segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um domingo agitado

Nesse domingo, as mudanças bruscas no tempo, ocasionaram chuvas fortes e a formação de tornado em Uberlândia. Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergência, órgão ligado à prefeitura de São Paulo, declarou estado de atenção em todas as regiões da capital paulista na tarde deste domingo por conta das chuvas fortes. A situação foi normalizada por volta das 19h10, mas ainda eram registrados 11 pontos de alagamentos na cidade. or volta de 20h15, seguiam com alagamentos 11 pontos: avenida Professor Alcides Sangirardi, na Marginal Pinheiros; rua Doutor Marrey Júnior, no Tucuri; avenida Conde de Frontin; avenida Assis Chateaubriand na altura da ponte das Bandeiras; avenida Jacu Pêssego na altura da praça Vicente Maurício Arico; Marginal Tietê na altura da ponte Cruzeiro do Sul e na altura da ponte da vila Guilherme; avenida das Nações Unidas na altura da ponte dos Remédios; avenida Morvan Dias de Figueiredo com a ponte Cruzeiro do Sul e com a ponte da vila Guilherme; e a avenida Aricanduva com a rua Ganges.

Na cidade do Rio de Janeiro, parte de trás de um prédio na rua Barata Ribeiro, número 90, em Copacabana, foi atingida por uma encosta que desabou neste domingo. Seis apartamentos foram danificados por toneladas de pedras e terra no segundo e terceiro andares do edifício.Não houve feridos no incidente, pois muitos moradores conseguiram correr depois de ouvirem um forte estrondo. Trinta pessoas ficaram desabrigadas após a queda da encosta. Equipes da Defesa Civil e militares foram ao local para averiguar os riscos de novos desabamentos de terra.Além dos seis apartamentos danificados, a Defesa Civil interditou mais quatro que estavam ameaçados. Uma galeria comercial que fica no térreo do prédio também foi isolada.

Em um domingo de muito calor e chuva. Em Minas Gerais registrou a formação de um Tornado. na cidade de Uberlândia. Eles são mesmo mais comuns nessa época, de grandes variações de temperatura e pressão. Em Minas Gerais há uma grande área de turbulência na atmosfera, o que favorece a formação de tornados.

A chuva também castigou Belo Horizonte. Carros foram arrastados pela enxurrada. Às 2h começou a chover de novo na capital mineira e não parou pela manhã desta segunda-feira (dia 6/12/2010). O ribeirão Arruda, figura ao lado, voltou a encher. O temporal durou pouco mais de uma hora, atingiu Contagem e Belo Horizonte, causando inundação associada a forte ventos (74km/h).

Por sua vez, a Colômbia, enfrenta as piores chuvas em quatro décadas. Pelo menos 50 pessoas estão desaparecidas após um deslizamento de terra provocado pelas chuvas em Medellín, na Colômbia. Equipes de resgate com cães farejadores foram enviadas ao local para procurar sobreviventes. Somente sete pessoas for
am resgatadas até agora. Um corpo também foi encontrado. Os deslizamentos de terra são comuns na região dos Andes colombianos. Mas os deste domingo foram provocados pelas chuvas mais fortes na região nas últimas quatro décadas. Segundo a Cruz Vermelha Internacional, 176 pessoas já foram mortas pelas chuvas neste ano, e milhares tiveram que deixar suas casas. O deslizamento deste domingo atingiu o distrito de Bello, no norte de Medellín, por volta das 14h (17h de Brasília). Um grande pedaço de um morro caiu sobre uma área pobre da cidade. O correspondente da BBC em Medellín Jeremy McDermott diz que a população local estava inicialmente cavando com as próprias mãos para tentar encontrar sobreviventes. Segundo um coordenador dos serviços de emergência, ao menos 50 pessoas estavam desaparecidas, mas o número poderia ser ainda maior. "Foi um grande deslizamento de terra, que cobriu mais de 50 casas", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário