sábado, 7 de maio de 2016

Baixe o Livro Paisagem, espaço e sustentabilidades da Editora Puc-Rio

Em uma época de crescente destruição dos ecossistemas e de rápida redução da biodiversidade, é de grande interesse o resgate de diferentes olhares de populações sobre o ambiente: seus valores éticos e ambientais, suas crenças, sua relação com a natureza e as preocupações com o futuro das próximas gerações.

São questões complexas da contemporaneidade que exigem uma nova Geografia, voltada para a interdisciplinaridade e o aprimoramento de sua capacidade crítica, ampliando a possibilidade de solução de problemas relativos à organização do espaço, incluindo as dimensões sociais, culturais e religiosas.
Organizado por João Rua, Paisagem, espaço e sustentabilidades reside na convergência entre duas linhas de pesquisas: Transformação da Paisagem, que salienta a dimensão cultural e social dos processos ecológicos, e Espaço e Sustentabilidades, que enfatiza o ambiente natural nas relações sociais, com foco nas sustentabilidades.
Essa visão convergente é concretizada por meio de uma integração no tratamento dos processos ecológicos, sociais e culturais ocorridos no ambiente, dando origem às diferentes sustentabilidades: ambiental, territorial e econômica, entre outras.
A proposta do livro é integradora: por meio de uma abordagem ambiental e ao mesmo tempo interdisciplinar, destaca a dimensão planetária da sustentabilidade. Questões prementes da atualidade, como os processos de globalização, territorialização e segregação socioespacial das novas possibilidades de industrialização, da ressignificação do espaço rural frente às transformações da agricultura, são discutidas, nesta obra, pelo viés da sustentabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário