sexta-feira, 13 de maio de 2016

O começo do desastre é o sentimento de insegurança

Os seres humanos anseiam segurança. Eles vão para grandes comprimentos, numa tentativa de fazer-se sentir seguro e protegido. Infelizmente, não existe limite para os riscos potenciais. As que incidem sobre muitas vezes são os menos propensos a fazer-nos.

"Cada passo que damos para suprimir os riscos. . . irá provocar algum outro, compensando passo ". Assim," nem a economia, nem o mundo natural acabou por ser tão favorável à gestão humana "como se acreditava.

Como Veleio Paterculus observado na história de Roma que ele escreveu por volta de 30 dC, "O começo mais comum de desastre era uma sensação de segurança."

Os sistemas importantes que incidem sobre o mundo humano são todos caótico na natureza. Eles são inerentemente imprevisível. massas populacionais em sociedades democráticas exigem a segurança e a prosperidade de seus governos, mas como ovelhas confiando um pastor senil, sua confiança é equivocada.

Considere um sistema financeiro. O "sistema" não é apenas todos os particulares atores-banqueiros financeiras, corretores, investidores, mutuários, protetores, comerciantes, especuladores, vendedores ambulantes, agências de rating, empresários, diretores e agentes, mas igualmente todos os atores-múltiplas governo legislaturas e bancos centrais , os tesouros e ministérios de finanças que devem constantemente pedir emprestado, políticos com ambições concorrentes, todas as variedades de agências reguladoras e burocratas, crédito do governo e programas de subsídios, de organismos multilaterais. Todos estão interligados e todos interagindo uns com os outros, todas as expectativas, formando das ações susceptíveis dos outros, todos estratégias.

Dentro do sistema de interação, uma estratégia fundamental, como diz Ip, é "fazer algo arriscado, em seguida, transferir parte do risco para outra pessoa." Isso parece perfeitamente sensato-digamos, se inundação seguro subsidiado para a sua casa construída muito perto do rio ou venda de seus empréstimos arriscados para outra pessoa. Mas "a crença de que eles estão agora mais seguros encoraja-os a assumir mais riscos, e por isso o nível agregado de risco no sistema sobe."

Leia a matéria na íntegra. Clique aqui!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário